LEITURA E O BEM QUE ELA FAZ

Gosto de ler. E isso vem de longo tempo. Lembro de, na infância, sentar na calçada com pilhas de revistas Mônica e ler, uma a uma, horas a fio. Ou então, de ler os contos de fadas daquelas coleções que os vendedores iam oferecer a papai, lá no comércio, e ele, invariavelmente, comprava. Papai teve poucos estudos, como muitos pais da minha geração. Mas tinha um enorme prazer em comprar livros para os filhos, como a querer dizer a nós que era a nossa herança. Acertou!

Leio sempre, todos os dias, onde quer que esteja. Uma vez, li um texto do Frei Betto, intitulado "O trabalhador que gostava de ler". Era o relato de uma experiência dele num desses muitos assentamentos do MST. Um dos trechos do texto dizia que, para a gente aumentar o volume de leitura, deve andar sempre com um livro e abri-lo quando der. É o que faço em todos os lugares: na fila do banco, nos consultórios, nas viagens, em casa, onde quer que eu tenha um naco de tempo ocioso.

Ler é uma opção bastante particular. Ler a gente não ensina nem ajuda ninguém a fazer. A gente, quando muito, dá o exemplo. E é por isso que os pais têm um papel tão fundamental no processo de formação dos filhos como leitores: ler para eles, ler com eles, ler na frente deles, ler como exemplo a ser seguido por eles. Uma criança que cresce presenciando a relação (prazerosa) dos pais com a leitura dificilmente terá, quando jovem ou adulto, uma postura de que a leitura é obrigação.

Sempre acreditei que a pessoa que lê com mais frequência, que faz da leitura um hábito, tem um ganho maior na vida, em todos os aspectos: adquire um maior e melhor vocabulário, apreende as estruturas da língua – das mais simples às mais complexas, aprende a entabular raciocínios lógicos, adquire poder de argumentação, pode alcançar um melhor papel social. Tudo isso sem falar na fruição estética e no prazer/passatempo que uma boa leitura proporciona – seja ela qual for, sem patrulhamentos...

Quem lê nunca perde o seu tempo.

Marcos Fábio
Enviado por Marcos Fábio em 10/09/2012
Código do texto: T3875003
Classificação de conteúdo: seguro