PARAOLIMPÍADAS OU PARALIMPÍADAS?

De repente e com surpresa vi nos meios de comunicação a expressão ´´PARALIMPÍADAS´´ tomar o lugar da outrora conhecida expressão ´´PARAOLIMPÍADAS´´, sem que fosse dada a menor explicação a respeito da mudança, eu fiquei a me perguntar o porque da substituição.

No Brasil, escrevia-se “paraolimpíadas” união do prefixo "Para" (proximidade, semelhança, intensidade) e "olimpíadas", expressão mais adequada, visando a inclusão dos paratletas. Convém lembrar que a LEI Nº 12.622, de 8 de maio de 2012, instituiu o Dia Nacional do Atleta Paraolímpico.

Em Portugal e nos outros países de lingua protuguesa sempre se escreveu “paralimpíadas”, desde que os jogos para pessoas com deficiência começaram, os outros sete países que têm o Português como língua oficial (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) já usavam a forma atual. Diz a lenda que para o Brasil não ficar diferente dos outros países, o Comitê Paralímpico Internacional pediu que fosse feita a alteração. A mudança foi anunciada em novembro do ano passado, durante o lançamento da logomarca dos Jogos Paralímpicos de 2016.

Os mais céticos afirmam que se trata de uma questão comercial e que no Brasil a mudança ocorreu por uma determinação do Comitê Paralímpico Internacional ( International Paralympic Committee), que não usa o termo "olímpico" porque essa palavra é marca registrada do Comitê Olímpico Internacional.

De um modo ou de outro, a lingua pátria sofre ao sabor das questões mercadológicas pois apesar de estudos indicarem o termo "paraolímpico" como a versão mais correta, tanto o comitê brasileiro quanto o português adotaram "paralímpico" no nome, seguindo a recomendação do Comitê Internacional. A nossa imprensa também adotou o termo, mas não contou para ninguem!

Paulo Melo
Enviado por Paulo Melo em 09/09/2012
Código do texto: T3873857
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.