VIVER DÁ TRABALHO.....

Ontem um velho amigo me falou sobre certas coisas “dar(em) trabalho”. Por quê?

Sugeri a ele um lazer, brincadeira minha que faço faz anos. Pura "boca para fora" minha, que conhece "suas atividades", ficar em casa. Respondeu dizendo que “dava trabalho”. Listou outras possibilidades, impossíveis de vir a fazer por variados motivos, dizendo que não faria por “darem trabalho”.

Não sei bem como funciona isso, mas evidente ser universo de cada um, sempre trabalhei e gosto de trabalhar. A vida se resume em trabalhar e amar, segundo meu convencimento e trato com a vida, mas falava de lazer...

Respondi assim: “Tudo na vida é gosto, viver dá trabalho, para dar prazer ou não, puro gosto. Abr. Celso.

Fiquei após questionando minha resposta, afinal esse cantinho onde fazemos terapia é distração, soprada por uma realização que sacia e basta. Para alguns terapia melhor que psicanálise, que nada resolveu dos que conheço problemáticos, alguns.

Psicanálise, a chantagem do século como dizia o pai desse amigo, pessoa de fina inteligência.

Refleti e me conscientizei, sem pretensão, da propriedade da resposta.

VIVER DÁ TRABALHO!!!

Não falo do trabalho cuja etimologia vocabular é “tripalium”, um tripé, instrumento com o qual se castigavam as pessoas na idade antiga, amarradas para tortura.

Não falei de sobrevivência, trabalhar para comer e morar, muitos não precisam ou precisaram trabalhar para sobreviver, o pão de cada dia, lutar, vencer, quis abranger a vida como um todo, mesmo o prazer dá trabalho. É óbvio, mas dá prazer, ou não se tem nada, nem prazer.....e não se vive, sobrevive-se....como(?).

Por exemplo, para mim carros, motos, desde novo, dão prazer, imenso, nunca trabalho. Amo motores possantes. Meu sogro, sangue italiano, dizia que eu devia estar nas pistas. Como disse, é gosto e o trabalho aliado ao gosto dá prazer, mas viver dá trabalho.

Só não ouço o barulho e o canto raivoso de uma Hayabusa por não permitirem, isso é que dá trabalho, mas tenho que respeitar aqueles que amo profundamente. Mas qual trabalho dá montar em dois turbos compressores alimentando múltiplos cavalos, incontáveis, soprados em medida “bar”, que se conhece em dinamômetro, fazendo o motor competir com o vento, 150.000 rotações. O compressor é como o próprio nome sugere, injeta o ar comprimido dentro do motor. É justamente neste ponto que ocorre a "mágica". Com maiores quantidades de ar, pode-se ter também mais combustível e, portanto explosões mais poderosas dentro de cada cilindro, gerando assim a tão desejada potência extra.

Dá trabalho viajar, matar nossa expectativa de estar sempre junto a Bernini e esgotar suas obras, Caravaggio, Van Gogh, ir nos cantinhos que frequentaram, dá trabalho, malas, doze horas de voo. Dá trabalho ver Dalí, espalhado no mundo, mas dá prazer...

Viver dá trabalho....quero sempre ter esse trabalho.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 09/09/2012
Reeditado em 06/10/2012
Código do texto: T3873342
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.