ONDE SE SITUA O SENTIMENTO?

O coração enche o peito de um calor gostoso quando amamos, da mesma forma que a dor o transpassa quando sofremos um revés. Chega a ser física a sensação de amor e dor. Ele é o órgão primeiro e o último a iniciar e finalizar nossa presença no mundo físico. Mas é um órgão material e teria, então, a capacidade de carregar os sentimentos?

O cérebro, como um computador, dirige os nossos movimentos, ao mesmo tempo que, pelo raciocínio, comanda nossas opções. Determinado quando o caminho é objetivo e transparente; quando existem dois caminhos nos deixa vacilantes. É ele que assinala o perigo, que impulsiona nossas reações e muitas vezes, numa escolha, entra em confronto com o coração. Será no cerne do cérebro que estão os sentimentos?

A alma que acompanha o corpo é algo imaterial e, portanto, ainda um mistério para o homem. Embora estudos já se façam há décadas nessa área, estamos ainda longe de desvendar a sua essência. Acostumado a crer no que vê, naquilo que a Ciência comprova, o homem, sem a certeza definitiva, anda ainda inseguro nesse caminho. Experiências estão sendo feitas em muitos países e de diversas formas. Mas ainda cada um a vê, ou não, de acordo com suas crenças e vivências. Seria ela, essa forma invisível, a responsável pelo nosso sentir? É ela que carrega nossa bagagem de amor e dor, a sensação de nos sentirmos vivos, a chama que mantém a vida humana?

Sou espiritualista e creio na alma, baseada em estudos e vivências. O coração e o cérebro, como elementos materiais, para mim representam a emoção e a razão que a alma manifesta. A crença na alma e no ser ela a depositária dos nossos sentimentos é opção minha. Mas, a cada um compete sua opção de crença, respeitando a crença e a opção do outro. Muitos caminhos existem e cada cabeça uma sentença. Questões para pensar...

Giustina
Enviado por Giustina em 09/09/2012
Código do texto: T3873322
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.