NEM SEMPRE O SUCESSO TRAZ FELICIDADE

SÁBADO, 23 DE JULHO DE 2011

NEM SEMPRE O SUCESSO TRAZ FELICIDADE

O mundo artístico e musical está de luto.

Espalhou-se no planeta Terra a notícia da morte da cantora Amy Winehouse. Foi encontrada morta em seu apartamento em Londres.

A partir de 2003, após lançar seu primeiro disco, alcançou o sucesso e, a partir daí, ganhou vários prêmios importantes para a sua curta carreira. Mas já a partir de 2007, proporciou uma série de escândalos, onde o seu maior envolvimento era com bebidas e drogas e teve como parceiro nessas orgias o marido, Blake.

Recentemente esteve no Brasil e deixou seus fãs radiantes de felicidade. É claro que poderia fazer sucesso por longos anos mas não teve percepção do caminho que escolheu para abreviar sua carreira e, principalmente, sua própria existência.

É muito interessante observar-se esse tipo de comportamento por parte de pessoas famosas. Muitas delas perdem a verdadeira noção de suas existências. Em geral, a maior parte delas se deixa levar pelo sucesso, a vaidade e a arrogância. Em sua maioria vivem, sempre, no mundo da Lua, sem os pés no chão, como se diz popularmente. Existem centenas, quiçá milhares de casos como esse. Não chega a ser nenhuma novidade para ninguém. Não foi o primeiro caso e nem será o último.

Sem que exista a ideia de ser o dono da verdade, é necessário dizer para todos os que buscam a fama e o dinheiro que isso é uma decisão que contém um lastro de responsabilidade muito maior do que aquele destinado às pessoas comuns.

Em geral, todos os que alcançam a fama, perdem a sua individualidade e passam a dividi-la com todos aqueles a quem conquistam. E isto está muito bem representado e esclarecido no livro 'O Pequeno Príncipe' de Antoine De Saint Exupéry quando ele afirma mais ou menos nessas palavras: "Nós somos responsáveis por aqueles a quem conquistamos".

Todas as pessoas que se transformam em fãs de determinada celebridade, possuem um sentimento de que esta é parte de si. A consideram como se fizessem parte de suas famílias e rol de amizades. É um fator quase que inexplicável por parte de muita gente que assim age. Chega a ser um episódio perigoso porque o que há de gente desequilibrada no mundo não está no gibi. E não podemos esquecer do triste e fatídico episódio envolvendo o ex-Beatles John Lennon que foi assassinado por um de seus fãs, se é que podemos considerar tal pessoa como fã.

Assim, é importante deixar claro que o preço que se paga para ser famoso não chega a ser barato. Até muito pelo contrário. É uma responsabilidade muito grande em ter que dividir toda a sua vida e carreira com seus fãs. Daí que uma das primeiras coisas que uma celebridade tem que levar em conta é o aspecto da humildade. Não se deixar levar por nada nem por ninguém. E não esquecer que é um humano igual a qualquer um, possuindo, tão somente, o dom de uma arte que lhe foi dada pelo Criador e que não é o único bafejado por sorte desse tipo. Existem muitos iguais ou melhores, espalhados pelos quatro cantos do mundo.

Então: mantenha sempre os pés no chão e busque cercar-se de pessoas de boa índole e que não possuam ganância exacerbada.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 07/09/2012
Código do texto: T3869542
Classificação de conteúdo: seguro