MÉTODOS ANTIGOS.
Chagaspires
Na escola primária onde estudei, lá pelos idos dos anos cinquenta; as salas de aulas eram separadas, ou seja, sala de aula de menino, sala de aula de menina. Até terminar a quinta série do então primário a coisa continuou assim.
Quando minha primeira professora do jardim da infância queria nos castigar por alguma falta cometida, ela nos obrigava a pegar a cadeira, coloca-la na cabeça, e mandava dar uma volta na sala das meninas. Isso era um martírio, pois as meninas ficavam rindo da nossa cara. Que vergonha. Era um santo remédio, e passávamos um bom tempo sem perturbar na sala de aula.
Castigos como este ou ainda piores, havia naquele tempo; como: reguada, ajoelhar em caroço de milho, escrever trinta vezes o hino nacional, ficar sem recrear, etc.
A professora tinha suas maneiras de ensinar e os familiares dos alunos concordavam com os métodos aplicados.
Graças a DEUS e ao ensino daquele tempo meu caráter foi muito bem forjado e não tive nenhuma sequela.
Agradeço a todas minhas professoras inclusive a minha mãe que foi minha primeira professora na escola da Corporação Operária de Camaragibe onde lecionou por muitos anos.
As coisas mudaram, hoje são os alunos que batem nos professores e se eles não se cuidarem poderão ir parar na cadeia, pois os familiares das crianças vão com tudo para cima deles, (professores), inclusive com processos.
Os filhos ameaçam pai e mãe, quanto mais os professores.
Não concordo com esses novos métodos, talvez eu esteja ficando velho.