Viva a Segunda-Feira
Ah o domingo!!! Dia de reunir a família. Churrasco. Momentos para relembrar as besteiras humorísticas do passado ou da semana. Comentar sobre as descobertas dos filhos e netos mais novos. Contar piadas. Falar mal da novela chata que não acaba nunca. Socializar as agruras vivenciadas durante a semana. Parabenizar o filho da prima que passou no vestibular, e assim, entre uma conversa e outra vem o pensamento de “amanhã é segunda feira.” Lá se foi a alegria do churrasco. Bate um sentimento de sobrecarga. Uma mistura de sofrimento antecipado acompanhado de uma resignação de ter que trabalhar para garantir o pão de cada dia.
Além do mais, encarar o chefe chato que não aparece no trabalho e quando vai é para cobrar, cobrar, reclamar, mandar, dar bronca. De brinde, conviver, diariamente, com aquele colega falso que vive procurando puxar seu tapete. De prêmio, engolir o colega folgado que vive faltando e é protegido do chefe, sem falar no salário mínimo (esse é de matar) para passar o mês. Vida do trabalhador brasileiro é assim??? Vivo a pensar porque a segunda-feira é tão odiada. Tema interessante para uma tese de mestrado. RSRS. Já observou as mensagens nos facebooks??? Seriam as “provas” a fundamentação teórica de que a segunda-feira é o dia mais odiado dos brasileiros.
Mas voltando a narrativa do churrasco do domingo...Vez por outra a alegria é interrompida ao lembrar daquela reunião na empresa segunda-feira. Lá se foi o gosto pelo final de semana. Melhor a reunião nas sextas...Tomou bronca e cobrança, absorveu, assimilou, passou.... sumiu...Graças a Deus. Achou ruim?? Como diz um amigo meu(chefe, diga-se de passagem) - não quer levar bronca ou ser mandado? Então espere a vez de ser chefe. Enquanto isso, engula. KKKKKKKKK Só para relaxar. Não tem graça, né? Eu sei. Então vou dar uma releitura ao texto acima.
Ah a segunda-feira!!! Primeiro dia de trabalho da semana. Dia de agradecer por mais um dia produtivo. Bendizer aos céus por ter um emprego, uma profissão, enquanto tantos não têm. Vivem a mercê da sociedade: os sem teto, os sem pão, os sem profissão, os sem dignidade. A segunda feira me lembra o recomeço, sempre. Mais um dia para escolher ser melhor funcionário, melhor colega de trabalho e ser criativo, inovador na profissão que escolheu. Para àqueles que não escolheu a profissão que exerce – coisas da vida, força das circunstâncias - aí vai uma dica:! Caso não teve a oportunidade de fazer o que gosta, procure gostar do que está fazendo.
Não está disposto a praticar esse exercício, diariamente? Então se prepare para as segundas – feiras cada vez mais frustrantes. Praticando o exercício de aceitação, quando chegar ao trabalho toda angústia se esvai. Não ficará mal humorado lembrando o domingo que passou. Viva a esperança de um novo final de semana, na perspectiva das coisas mudarem, do novo curso que surge, na capacitação, no aumento de salário, na oportunidade de mudar de profissão ou de função. Invista em você. Na busca incessante, as oportunidades surgirão e a esperança passa ser uma certeza. Assim, trabalhando no que gosta ou na perspectiva de uma nova função, profissão, você vai sempre dizer, pensar, anunciar aos quatro ventos: VIVA A SEGUNDA-FEIRA!