7 DE SETEMBRO DE 2012 - HOMENAGEM A IMPERATRIZ D.LEOPOLDINA

O Brasil comemora mais um ano da sua separação política de Portugal. Durante décadas a historiografia brasileira destacou a figura de D.Pedro I, esquecendo que o "Independência ou morte" foi apenas o clímax de um processo. Nos bastidores da Independência muitas figuras se destacam e, no meu entender, a mais importante delas não foi um homem e, sim, uma mulher. Uma mulher inteligente, culta que, mesmo sofrendo as maiores humilhações conjugais, amou e foi amada pelo povo brasileiro como poucos. Enquanto D.Pedro I se dividia entre as inúmeras amantes, essa mulher mostrava sua grandeza, desprendimento e amor preparando, junto com José Bonifácio, a independência do País.

Quando assumiu a Regência em agosto de 1822, por ocasião de uma viagem do Imperador a S.Paulo, sabendo que Portugal queria transformar novamente o Brasil em Colônia, ela assinou o Decreto que declarava o Brasil separado da Metrópole e, junto com Bonifácio, enviou a famosa carta a D.Pedro exigindo que ele proclamasse a Independência.

Por isso, neste 7 de setembro de 2012, eu destaco minha admiração e reverencio essa admirável mulher, esposa, mãe e estadista: a Imperatriz D.Leopoldina.

OBS: Publiquei em 2010, no Recanto das Letras, dois textos sobre D.Leopoldina. Links: http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/2723319

http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/2725418

Giustina
Enviado por Giustina em 05/09/2012
Código do texto: T3867201
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.