CRÔNICA – Política – Como criam e como faltam com a verdade...
 

CRÔNICA – Política – Como criam e como faltam com a verdade – 04.09.2012
 

          Estou chegando a uma conclusão mais ou menos lógica em face do que dizem os candidatos: que o grave problema que assola a população recifense é justamente a saúde. Os principais pleiteantes a prefeito daqui, neste nordeste sofrido de secas e de desonestidade, só falam em hospitais, mas estes são recorrentes em todos os lugares dessa vergonhosa republiqueta, desde o maior ao menor núcleo habitacional. A palavra de ordem, nada obstante esse julgamento do “Mensalão”, que ocorre no STF, é gastar o dinheiro do povo descaradamente.
 
          Não é que na campanha política atual, por incrível que pareça, estão batendo firme e forte na construção de mais três hospitais, um para velhinhos, um para crianças e outro para a mulher. Afora isso, brincam de prometer dezenas de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), assim como por milagre, quando se sabe que o atual governo do país está muito mais preocupado com a construção de estádios, agora chamados de arenas, e de toda uma infraestrutura de transporte, comunicações, aeroportos, rede hoteleira e até mesmo o tal “Trem bala”. Pra isso eles têm bastante dinheiro, todavia para cuidar do cidadão naquelas coisas básicas não há verba. A Copa do Mundo está chegando, e com ela a das Confederações e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
 
          Ditas essas humildes palavras, num misto de estupefação e de tristeza, quero condenar tudo isso que estão fazendo contra os nossos irmãos, ainda mais porque essas ações estão sendo levadas a cabo justamente numa época de eleições municipais. Ainda não vi um candidato sequer dizer alto e bom som que vai investir maciçamente naquilo que é uma das maiores desgraças de nossa gente, qual seja saneamento e esgoto sanitário, com o que se evitariam milhares de mortes de crianças e até adultos, vítimas dessa prestação de serviços capenga e despudorada. Sabem por que, pergunto? Pelo simples fato de que investimentos que ficam por baixo da terra não aparecem aos olhos dos eleitores. É igualzinho a político sem vergonha quando vem a falecer.
 
          O atual governador, doutor Eduardo Campos, prometeu a construção de três hospitais modernos e várias UPAS, mas isso fora feito com maestria de quem está se sobressaindo na política nacional. Nosso Chefe de Estado está como que fazendo cócegas em membros poderosos da União, os quais não se sentem confortáveis com esse crescimento extraordinário. Não votei nele, entretanto, sinto algum progresso em nosso Estado. Mas isso somente os cegos não veem ou não desejam ver coisa alguma. Ainda não pude engolir o porquê de não terem sido concluídas as obras das últimas enchentes, nada obstante a afirmação de ministros de que a dinheirama fora enviada para ser aplicada. Duvido muito, pois aqui as coisas correm como passo de carro de boi, quanto mais devagar melhor.
 
          Sabe outra afirmação que não consigo degustar: A de que o candidato Humberto Costa (que colocou pra escanteio seu colega de partido e atual prefeito desta capital, o qual saíra vitorioso nas prévias do Partido dos Trabalhadores), na época em que fora ministro da saúde do governo Lulista criou o sistema denominado SAMU (Serviço de Assistência Médica de Urgência). Pode até ter criado, mas eu me lembro de como se fora hoje, que quando eu estava com quinze anos de idade e isso já vai longe, fui atendido às pressas no SAMDU (Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência), que fora me buscar em casa e me levou ao hospital para uma cirurgia de apendicite, que fora muito bem feita e com êxito total. 

 
          Não tivesse ocorrida a assistência eu morreria tranquilamente de apendicite aguda. Depreende-se, facilmente, que extinguiram o SAMDU, excluíram a letra “D” e fizeram o grande achado, que é o atual SAMU. Olha, a rede anterior era de uma perfeição fora de série, atendia como se do primeiro mundo fôssemos, e sabe a quanto montou a despesa de meu querido pai? Simplesmente coisa nenhuma, zero; isso nos leva a grandes recordações. Ainda não consegui me focar como teve o governo militar a capacidade de extinguir o SAMDU, aonde o pobre tinha vez, sendo da previdência ou não. O velho ditado está sempre atualizado: “Nada se cria, tudo se copia”. Aliás, o grande argumento que o Luiz Inácio tem para apresentar o Humberto como candidato é o de que ele é o melhor, mas melhor em que meu caro ex-presidente, precisa explicar até melhor o esquema das ambulâncias, o qual eclodiu no seu governo, embora tenha ele sido absolvido por falta de provas.
 
          No Brasil é muito praticada a arte de excluir o que anda bem e em seguida criar uma entidade com o mesmo foco de atuação, e aí o artista que decretou esses atos fica na história como o “Salvador da Pátria”, e o pior é que o povão engole tudo no seco... Não se recordam do “Mensalão”, que representou a roubalheira de dinheiro público! Mas os eleitores do PT são vitalícios, não acreditam de maneira alguma que pessoas do partido tenham se locupletado de dinheiro em causa própria. Mas que já tem sentença decretando perda de mandato e prisão para gente grande, isso sim, vamos esperar o resto.

          Apenas para encrrar gostaria de dizer que na previdência privada, nos planos de saúde, a situação é das piores possíveis, pois o associado fica jogado às feras e nem sequer simples exames são autorizados com a pressa possível...imagine-se como se luta para marcar uma consulta com os médicos do sistema...uma vergonha!



Já estou me alongando muito, e esse não era meu propósito.
 
Ansilgus

05/09/2012 00:14 - gajocosta assim comentou:
Valiosa crítica amigo. A dinheirama que desce pelo ralo da corrupção é muito maior do que aquela que segue o rumo das necessidades do povo. Coisa antiga, tá difícil mudar! As raposas continuam no poder e continuarão, e o povão sofrido acreditando em promessas logo esquecidas passadas as eleições. E o povão calado não protesta, assiste ao futebol à novela, as gostosas daqui e dali, a mídia manipula e assim a coisa vai. Collor não voltou? E justamente para a Comissão de Ética? Faltam muita educação e consciência política ainda. A respeito de políticos corruptos sempre reeleitos, meu pai costumava sabiamente dizer: "NEGO QUEBRA A DENTADURA, MAS NÃO LARGA A RAPADURA!". Abraços, José


05/09/2012 17:16 - Fernando Alberto Couto interagiu:
Bravo, poeta Ansilgus. Você encerra dizendo que esta´se alongando, mas eu entendo que, pela sua própria saúde, não seria necessário prorrogar-se, pois o que relata já está excelente e se for abranger todas as falcatruas e desmandos dos donos do poder, um livro não seria suficiente. Quase todos candidatos já são ligados à política, há anos, mas tem a cara de pau de prometerem ou sugerirem a realização de coisas para as quais nunca apresentaram um único projeto (projetos podem ser apresentados por qualquer cidadão, mormente parlamentares). O que não podemos fazer é ficar calados, por isso lhe aplaudo, em pé e com salvas...


05/09/2012 12:39 - Jacó Filho fez seu comentário, grato:
Excelente crônica Compadre Ansilgus! Esse pessoal promete qualquer coisa e se apropriam das ideias alheias, apenas trocando as siglas, para chegar ao poder, depois que toma posse do cargo, tomam posse também dos impostos, e agente fica a chupar o dedo... Com a degradação da saúde pública, os serviços particulares resolveram se dá um lucro maior, e a gente só consegue uma consulta com um mês de prazo... Virou cabaré... Parabéns! E que Deus nos abençoe e nos ilumine... Sempre...
 
ansilgus
Enviado por ansilgus em 04/09/2012
Reeditado em 08/09/2012
Código do texto: T3865828
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.