LER.....

Vejo muitas considerações sobre ler na internet, inclusive pelas pessoas que pouco liam e hoje foram levadas à leitura pela internet.

É inegável ser um grande valor ainda que não se aprofundem em conhecimento. Como se diz, conhecer “pela rama”, superficialmente, e conhecer com densidade, duas pontas.

Saber quem é Pôncio Pilatos e não conhecer Prócula, sua mulher, um simples exemplo das duas pontas.

Mas o importante é o contato com a leitura, mesmo que pouca e ilustrada por imagens.

Alguns dizem que conhecem de cor clássicos, uma pontinha de mentira, pelo que escrevem, outros não negam seu desconhecimento, lerem pouco.

Acima de tudo a internet envia à leitura, uma verdade, seja a leitura que for.

FORÇOSAMENTE A PESSOA LERÁ.... E ESCREVERÁ, CERTO OU ERRADO, e aumentará seu acervo de informação. Mais vale o hábito e o exercício do que a inexistência de ambos.

Há um grande fator de motivação, IMAGEM...

Dou um exemplo: tenho um amigo que não lê absolutamente nada, e diz mesmo que não gosta, desde menino. Foi meu períto mecânico e não gostava de redigir os laudos para fixar danos. Vai adquirir um computador, terá que ler..

Assim são milhares de pessoas. E conto um fato interessante com ele acontecido.

Tinha o hábito de falar “PERCA” com relação a perder. Tenho imensa intimidade com ele de forma a permitir que o corrigisse. Dizia então, fale perda e não perca. O verbo é perder...

Lógico, assim entendia e é, com minha vivência da língua. Coisa comum.

E QUE LÍNGUA A NOSSA....E GOSTO DE DICIONÁRIOS, TENHO TODOS DESDE JOVEM. Um belo dia, compulsando dicionário dou com perca....surpresa.....

E vejo em Houaiss, fls. 2183, 1- “Perca – comum aos peixes teleósteos. Perciformes, da família dos percídios...Perca, 2 - não pref. De perda. Etimológico, de perder..Variante de sinonímia de prejuízo.”

Embora não preferencial indica prejuízo.

E DURMA-SE COM UMA DESSAS....

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 04/09/2012
Código do texto: T3865578
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.