ACONTECIMENTOS ESCABROSOS
ACONTECIMENTOS ESCABROSOS
“Faça virem às boas coisas. Você pode atrair as boas coisas, até mesmo a grande prosperidade, se criar as condições para que efetivem. Se for receptivo e dócil, as boas coisas encontram ambiente e se instalam, mas, como são ariscas, basta um pouco de irritação e descrença para que se afastem”. (Lourival Lopes).
O ser humano passa por mutações profundas, no entanto, continua hospedando ações daninhas, em detrimento do outrem. Expurgo e extasia; amor e fraternidade precisam penetrar no coração hominal, com ações plausíveis, para uma exitosa transformação oticada no bem, levando o comportamento rebelde e desumano, a mudanças extremas, profundas e, com efeitos fisiopsicológicos, que possam interagir na genitura das boas ações, ilaindo de maneira forte e viril um movimento indefectível na mente insana, metamorfoseando-a para a prática do amor ao próximo. Devemos ser compreensivos em todos os momentos e ocasiões e temos como realizar essas benesses, pois um universo de coisas maravilhosas se aprontará para vir em nossa direção. Quem pensa negativamente absorve energias negativas, mas quem pensa positivamente os fluidos e energias serão positivos. Bons exemplos devem ser planejados, para serem repassados aos nascituros num futuro bem próximo. O pélago está sempre à disposição do homem resta a ele tomar a decisão que lhe convier.
Salvar vidas uma preocupação altaneira e, a doação espontânea de sangue, sempre esteve em alta, principalmente em ocasiões especiais, feriados prolongados e eventos envolvendo grande número de pessoas. Como determinadas autoridades tratam fatos importantes com desprezo, o estrago de 55 mil bolsas de sangue, apesar de estranhíssimo desleixo, mostra que nossos representantes não dão o devido valor a vida, nem sabem a importância que o líquido precioso tem para os que necessitam dele. Descaso, incompetência administrativa e suspeita de um novo esquema de corrupção fizeram com que o Ministério da Saúde não desse uso a 13,7 mil litros de plasma sanguíneo avaliados em US$ 1,6 milhão. Se a suspeita de corrupção existe até na coleta de sangue, os envolvidos só podem ser nominados de vampiros da população brasileira. O que falta acontecer no Brasil meu Deus? Três ministros esconderam o desperdício, Humberto Costa, José Gomes Temporão e Alexandre Padilha. O Ministério da Saúde gasta milhões em campanha de incentivo à doação de sangue. Se os envolvidos no prejuízo causado para a população necessitada de sangue fossem punidos e pagassem pelo descaso, desembolsando o valor das bolsas de sangue, com certeza fatos da mesma natureza jamais aconteceriam.
No País da imunidade e da impunidade, eles pintam e bordam e nada acontece. Com as primeiras condenações dos envolvidos no Mensalão, a situação deletéria poderá tomar o azimute almejado por todos. A industrialização do sangue é feita fora do País, retornado como hemo-derivados e a matéria prima é o plasma sanguíneo de grande utilidade no tratamento dos hemofílicos. Um litro desse produto alcança a cifra de 120 dólares no mercado internacional. Os lotes vencidos foram coletados em 41 hemocentros e bancos de sangue de diversos Estados em 2003 e 2004, justamente o ano em que estourou o escândalo do comércio ilegal de hemo - derivados, desbaratado pela Polícia federal na Operação Vampiro. O ministro na época Humberto Costa chegou a ser indiciado por suspeita de participação no esquema. Em 201, foi absolvido pela justiça e conseguiu ser eleito a senador. Ah! Brasil! Quer ser prefeito do Recife e se candidatar ao governo em 2014. Que País maravilhoso e histórico o Brasil até vampiro existe.
Segundo consta na revista “Isto É”: Investigação – Documento do Ministério Público coloca em dúvida a capacidade da empresa francesa LFB de processar o plasma sanguíneo e elenca os problemas encontrados na apuração do caso, como perda de qualidade do produto e até contaminação. A revista obteve com exclusividade cópia de um relatório de auditoria feita por técnicos do Ministério da Saúde nas instalações da LFB, em Lille e Lês Ulis, Paris. Os técnicos ouviram dos dirigentes da empresa explicações controversas e relataram uma série de irregularidades. Tudo acontece no Brasil da atualidade e somente anos depois é que o abacaxi é descascado. O tamanho do desperdício: “As 55 mil bolsas de plasma equivalem à doação de sangue de 55 mil brasileiros, isto é, os vampiros sugaram 55 mil pessoas. Que malvadeza!”. Em 2011, foram feitos 3,4 milhões de coletas de sangue no Brasil. Significa que o Ministério da Saúde desperdiçou o equivalente a seis dias de coleta em todo o território nacional. Cada bolsa contém cerca de 250 mil de plasma sanguíneo. Ou seja, as 55 mil bolsas que foram estragadas num depósito do Ministério da saúde equivalem a 13,7 mil litros de plasma sanguíneo jogados no lixo.
Os 13,7 mil litros de plasma jogados fora seriam suficientes para encher mais de um caminhão – pipa. Em Brasília, o consumo diário de toda a rede pública hospitalar chega a no máximo 15 litros de plasma – ou 60 bolsas. O volume desperdiçado seria suficiente para abastecer toda a cidade por mais de 900 dias – ou dois anos e meio. O litro de plasma sanguíneo custa em média 120 dólares no mercado privado, o que significa um prejuízo de 1,6 milhão de dólares. Quem paga o prejuízo? Os três ministros? Não, pois são imunes e impunes. (Fonte: Revista “Isto é” de 5/09/2012- ano 36 – nº. 2234). “Para o procurador do TCU (Tribunal de Contas da União) Marinus Marsico, as informações colhidas pela auditoria do Ministério da Saúde são “extremamente graves”“. No dia 31 do mês de agosto passado, ele entrou com pedido de investigação complementar na corte, no qual também alerta sobre a assinatura pelo governo de aditivos suspeitos aos contratos com a LFB.
Além de estarmos convivendo com o julgamento pelo STF dos mensaleiros, agora vamos ter que suportar mais conversas moles e ocas sobre os “vampiros” do Ministério da Saúde. O Brasil é o único País do mundo onde existem vampiros em seu Ministério da Saúde. Durma-se com tanta imoralidade! Na gestão de Humberto Costa (PT) Partido dos Trabalhadores no Ministério da Saúde, as 55 mil bolsas de plasma armazenadas num depósito em Brasília não foram utilizadas e perderam a validade para a produção de hemoderivados. Saraiva Felipe (PMDB) iniciou projeto básico para a contratação de um novo serviço de beneficiamento de plasma no Exterior. Com apenas oito meses, Felipe foi substituído por Agenor Álvares, seu secretário-executivo, hoje na ANVISA. Nenhum dos dois enfrentou o problema. José Gomes Temporão (PSB, ex-PMDB) lançou o pregão que contratou o Laboratório Francês de Biotecnologia como parceiro para o beneficiamento do plasma sanguíneo coletado no País. A empresa alegou que seu contrato não cobria o uso de plasma coletado antes de 2007 e exigiu a assinatura de um aditivo. Passados dois anos, o material que ainda poderia ser usado perdeu a validade.
Desde 2011, já na gestão de Alexandre Padilha (PT) a Coordenação de sangue e Hemoderivados solicitou o descarte do material, mas até hoje nada foi feito. Será que vão usar material vencido? Não acreditamos. Seria um holocausto com certeza. Encerrando essa parafernália mostraremos o esquema. Ministério Público suspeita que o desvio de plasma ocorra em vários estados brasileiros. Em depoimento, o médico Crescêncio Antunes da Silveira Neto afirma que o problema é mais grave no Rio de Janeiro e na Bahia. Santo deus além de mensaleiros, corruptos e corruptores, bicheiros, traficantes, sequestradores, pistoleiros e outros meliantes, ainda teremos que conviver com Vampiros brasileiros. Bento Carneiro vampiro brasileiro... Pufh! Será que ressuscitarão o personagem no grande e saudoso Chico Anísio? Pense nisso!
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA ALOMERCE- DA AVSPE- DA UBT E DA AOUVIRCE.