Comunismo e Capitalismo, duas faces da mesma moeda…?

O comunismo assentou originalmente em algumas ideias de base solidária, onde se apregoava a igualdade de povos e classes, mas na prática utilizou um sistema económico perfeitamente desastrado que arruinou milhões e beneficiou demasiado poucos…Com o moderno capitalismo aconteceu exactamente o mesmo…: Partiu de uma base solidária, onde a ideia base de que todos teriam as mesmas oportunidades para triunfar desmoronou-se por completo, porque nos dias de hoje apenas as grandes e consolidadas corporações e o sector bancário (ambos quase imunes a regras que se impõem ao resto da população…) prosperam, enquanto a esmagadora maioria da população empobrece cada vez mais, submetida a leis que enriquecem de facto os únicos actores relevantes deste sistema…

O comunismo serviu-se do seu sistema económico e foi ruinoso, o moderno capitalismo aproveita-se das regras da democracia, submete esta e o resultado está à vista…

E a pensar que a causa de tudo isto está apenas e tão somente no abandono das ideias de solidariedade, de igualdade originais, deturpando ou desumanizando estas, dando lugar a uma sociedade fria e impessoal, onde o único mandamento prevalecente é a procura a todo e qualquer custo do lucro, nem que para isso se tenham que rasgar todas as leis e todas as éticas que foram criadas para impedirem o ser humano de cair nas trevas…

Porque teimamos em não aprender e a por em pratica a lição de que não é o homem que deve servir os diferentes sistemas, são os diferentes sistemas que devem servir o homem…

Miguel Patrício Gomes
Enviado por Miguel Patrício Gomes em 02/09/2012
Código do texto: T3861386
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.