SAUDADES DO INSPETOR PIMENTEL

"Antes perder um minuto na vida que a vida num minuto" - era com esta frase de efeito que o famoso Inspetor Pimentel, um guarda de trânsito diferenciado, na verdade um educador social, iniciava e terminava as suas palestras sobre educação no trânsito, nas escolas que visitava a convite dos seus diretores, professores e alunos. Ele residia no Bairro São Paulo (antigo "Matadouro"), vizinho do nosso.

Eu fazia o curso primário no "Grupo Escolar Tito Fulgêncio", no bairro da Renascença, aqui em Belô/MG e tive o ensejo, mais de uma vez, de ouvir a fala do emblemático Inspetor Pimentel, cujos conselhos ficaram gravados na minha memória até hoje. Já no ginásio (Colégio Municipal de Belo Horizonte) fui colega de dois dos seus filhos, o "Pimentel" e o "Pimentinha", os quais seguiam à risca os ensinamentos do pai e mais tarde o ajudaram nesse trabalho catequizador.

Postei há tempos, aqui no "RDL", um texto intitulado com a frase predileta do Inspetor Pimentel, prestando modesta homenagem àquele homem que foi além das suas funções de policial do trânsito, pois foi também um educador, um cidadão de bem, preocupado com a violência nas ruas da capital mineira, gerada pelo excesso de velocidade dos carros e pela imprudência dos pedestres.

Pois abrindo hoje cedo minha escrivaninha, deparo com um comentário de um sobrinho do Inspetor Pimentel, de nome João B.Pimentel Camargos, agradecendo a lembrança do seu tio e trazendo alegria ao meu velho coração.

Todavia, a par dessa alegria que invadiu momentaneamente o meu espírito, veio também uma sombra de tristeza por ver a realidade que existe hoje nas ruas e avenidas, não só da nossa Belo Horizonte, mas de todas as principais cidades do Brasil e do mundo. Os jornais e a televisão nos mostram, a todo instante, acidentes violentos, batidas, capotagens e atropelamentos que fazem vítimas fatais, gerando lágrimas e dor a famílias muitas, além dos prejuízos materiais e gastos enormes que oneram os cofres públicos, consumindo verbas que poderiam ser destinadas a outros setores governamentais, como a educação, a segurança pública, a previdência social, os transportes, as rodovias e a própria saúde pública, tão combalidos pela má gestão e pela corrupção.

Quero concluir agradecendo ao leitor João B.Pimentel Camargos pela gentileza da sua mensagem e rogando ao nosso Pai Celestial que permita ao saudoso Inspetor Pimentel, seu tio, onde quer que ele se encontre, que faça de lá as suas pregações educativas sobre o trânsito e que elas atinjam os corações de todos nós, mortais que aqui na terra, pedestres e motoristas, enfrentamos no dia a dia essa batalha cruel do trânsito.

-o-o-o-o-o-

B.Hte., 25/08/12

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 25/08/2012
Reeditado em 26/08/2012
Código do texto: T3848988
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.