.:. Croniquinha dengosa .:.

.:.

O chefe do poder executivo municipal está preocupado. O surto de dengue está crescendo e muitos já foram acometidos pelo vírus transmitido pela picada do mosquito.

As equipes foram distribuídas em muitos pontos, ações conjuntas contam com o apoio da população. A ordem é capturar os mosquitos e destruir os focos, mas a epidemia se avoluma.

Sexta-feira, final do expediente. Todos estão cansados.Na sala do prefeito, batem à porta:

– Bom dia, autoridade!

– Bom dia, Zé!

Sem cerimônia, Zé do Olhão retira da mochila um frasco com um mosquito enjaulado dentro, coloca o recipiente sobre a mesa e proclama:

– Pronto, chefe! Acabeicom o problema!

– Como assim, Zé? O que é isso aqui dentro? – Responde o prefeito, demonstrando preocupação.

– Não está vendo, doutor? Pegueio chefe dos mosquitos! Acabou nosso problema! Veja o tamanho do bicho! – Zé era o coordenador da campanha de combate ao mosquito.

– Tudo bem, Zé! Deixe aqui sua apreensão e pode ir.

– Com licença! – E se retira.

Depois que a porta foi cerrada, e o Zé saiu, veio a sentença:

– Tirem esse louco do projeto e o coloquem para vigiar a Praça das Cacimbas, agora!

– Farei isso imediatamente, senhor! – Responde um dos “aspone” [1] da autoridade.

– E tem mais: coloquem outro guarda para vigiar esse louco!

Coitado do Zé, na ânsia de ajudar, confundiu um “Mané Mago” com o almejado mosquito. Entretanto, para fins policiais de investigação, o dito cujo também responde pelas alcunhas de “Mané Cachimbo”, “Cabra Cega”, ou “Libélula”. Ajudem a procurar esses indivíduos e os apresentem ao Zé. A população agradece.

Seguem, anexas, algumas fotos dos meliantes.

Nijair Araújo

Juazeiro do Norte-CE, 30 de Dezembro de 2011.11h00min.

.:.

Os poetas possuem um grande defeito: o de invadirem, intensa e profundamente, a vida dos outros sem que os conheça.

[1] Assessor de porcaria nenhuma.

Nijair Araújo Pinto
Enviado por Nijair Araújo Pinto em 24/08/2012
Código do texto: T3846701
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.