A PROTETORA DOS OLHOS

A devoção que as pessoas dedicam aos santos pode ser fé, folclore, senso comum e, eventualmente, socorro para receber graça ou cura. Lembro que minha irmã, quando criança, passou por um problema nos olhos e vi minha mãe, religiosa e crente em suas preces, recorrer à Santa Luzia, protetora contra as doenças dos olhos, e a doença que acometia minha pequena irmã recuou e ela ficou curada.

Luzia nasce por volta do ano 280 d.C. em Siracusa, na região da Sicília. O pai morreu quando ela era muito pequena, tendo sido criada pela mãe, religiosa que passou a ela a verdade do cristianismo, as histórias dos primeiros cristãos, o martírio deles pelo amor de Jesus. Luzia se deixou capturar o coração por Jesus e no seu coração decidiu se consagrar, unindo-se a ele como uma esposa com o seu esposo, com voto perpétuo de virgem.

Tendo a mãe de Luzia uma grave doença foi levada, pela filha, ao sepulcro de Santa Ágata que aparece para Luzia e diz: “Luzia, irmã minha, porque pedes a mim aquilo que tu mesma podes obter para a tua mãe? Eis, tua mãe foi jà curada pela tua fé.” Luzia compreendeu que aquele era o momento justo para revelar a sua mãe a intenção de consagrar-se a Jesus e de querer doar o seu rico dote nupcial aos pobres.

Um jovem apaixonado por Luzia não correspondido a denunciou ao imperador, que reprimia e perseguia os cristãos, que era ela seguidora dos fundamentos da religião. Sendo presa foi obrigada a fazer sacrifícios ao deus pagão para renegar a própria fé. Tendo negado, os soldados tentaram levá-la à tortura, mas ela se manteve fixa como uma pedra. Deus não permitiu que ela fosse levada.

Luzia foi condenada à decapitação em 13 de dezembro (dia consagrado a ela). A devoção a S. Luzia se difundiu logo depois da sua morte e se transmitiu até os nossos tempos. A lenda popular narra, que à Santa foram tirados os olhos da órbita, por isso algumas iconografias figuram a Santa com uma bandeja na mão onde os olhos se encontram em cima. Santa Luzia é a protetora da vista.

Oração: Ó Santa Luzia, que preferistes que vossos olhos fossem vazados e arrancados/antes de renegar a sua fé e compuscar vossa alma; e Deus com um milagre/extraordinário, vos devolveu dois olhos perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos.Eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença de meus olhos/Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos para que possa ver as belezas da criação /o brilho do sol, o colorido das florestas e o sorrido das crianças /conservai também os olhos de minha alma, a fé , pela qual eu possa compreender seusensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós Santa Luzia, vos encontrais , em companhia dos Anjos e Santos.Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amem

Ricardo Mezavila
Enviado por Ricardo Mezavila em 24/08/2012
Código do texto: T3846456
Classificação de conteúdo: seguro