AS NOVELAS E NÓS

06 DE FEVEREIRO DE 2011.

AS NOVELAS E NÓS

"Eu não vejo novelas". Essa frase é pronunciada por muitas pessoas. Em geral de uma forma um pouco preconceituosa, como se as pessoas que as veem fossem pessoas de pouca qualidade mental, intelectual ou social.

No entanto, o que as pessoas não percebem é que uma novela retrata o cotidiano e a vida de cada um. Por mais exagero que ela apresente, bem como os absurdos que alguém possa achar o desenrolar de uma delas.

Só para explicar, quero dizer que, mesmo sendo uma obra considerada de ficção, ainda assim essa ficção foi baseada pelo autor em alguém ou em alguma circustância por ele vivida, assistida ou a qual tenha tomado conhecimento através de terceiros. Sempre poderemos tirar conclusões da veracidade em uma delas, com certeza.

Mas o que me chama à atenção é o fato de que, em geral, quase todas as pessoas que assistem uma novela, jamais perceberão que um determinado fato ou personagem dessa mesma novela, tem a ver alguma coisa com elas, diretamente, ou, na pior (ou melhor) das hipóteses, com alguém de sua família ou a quem conheça no seu dia a dia.

Talvez tal fato explique o que podemos chamar de estupidez humana. Ou ignorância. Observa-se diáriamente várias ações cometidas pelas pessoas, sem que elas percebam ou deem fé daquilo que cometeram. Seja positivo ou não. Por exemplo: é muito comum se ver por aí pessoas que foram traídas ou abandonadas pela pessoa que amam e que, mesmo sabendo que nunca as terão de volta, vivem naquela cegueira, imaginando o contrário. Que a pessoa voltará algum dia. Com isso, sofrem e não percebem que tudo poderia ser diferente se buscassem entender que a vida é assim mesmo. Uns vão e outros vêm em nossas vidas. Que não podemos considerar como de nossa propriedade aquela pessoa a quem temos muito amor. Assim, também, como ao contrário. Nós não somos propriedade de ninguém.

Isso na teoria é bem simples, não é? Mas na prática é muito complicado e difícil. Principalmente para aqueles que não observam as coisas e a vida, do jeito que a realidade nos mostra. E, aí, sofrem. E sofrem porque querem. As lições estão aí, diáriamente, para nós. E as novelas são um ótimo instrumento para aprendermos um pouco (ou bastante) da vida.

Então, vejam novela!!!

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 24/08/2012
Código do texto: T3846308
Classificação de conteúdo: seguro