EDUCAÇÃO x VIOLÊNCIA

A verdade da violência é a educação mal direcionada e ainda insuficiente. Não educamos como devíamos o nosso futuro e depois queremos colher os louros que deixamos apodrecer nas salas de aula. Rabiscamos os diplomas com a caneta do analfabetismo e escrevemos com tinta sangue o despreparo do ensino.

Somos culpados por cada gota de sangue que cai, pois se não aprendemos o certo como queremos ensinar o direito? Estamos formando marginais e delinqüentes, seres vis capazes das mais terríveis atrocidades. O país é responsável pela omissão e despreparo causado por uma política corrupta e direcionada a interesses venais de governantes ávidos para usurpar o alheio. Com uma educação reles formamos um povo sem perspectivas e sem altivez para lutar por uma pátria digna e acolhedora. Que importa os livros? Uma vez o nosso líder, aqueles que todos chamam de presidente falou: - Ler cansa muito! O incentivo para todos nós foi dado por esse mestre da língua portuguesa! Quanto menos conhecimento mais a nossa chance de sermos ludibriados por políticos oportunistas, querendo fazer carreira e encher suas contas bancárias com o nosso suor.

Estudamos e decoramos com muito custo como viver com restos e migalhas que nos oferecem. A economia da vida nos ensinou a economizar até a nossa fome e, sendo assim, alienamo-nos para que não se reprove a nossa luta. Na guerra das ruas ninguém sabe quem é o bandido e a vitima, pois sem cultura adquirida todos são uma arma, prontos para apertar o gatilho. Sem o ensino adequado não educamos certos monstros que vivem em nós e até estimulamos a sair de suas grades (nosso íntimo) para passear por aí.

Pra vencer a violência temos que nos armar com cultura, erguer a caneta e escrever na face da corrupção: “UM POVO SE FAZ COM LIVROS E HONRA”!