Romário X Mano

Romário X Mano

Jorge Linhaça

A polêmica entre Romário e Mano Menezes ainda deve “dar panos pra manga”. No entanto a história de ambos na seleção brasileira já deixa o baixinho na comoda situação de uma implacável goleada sobre o rival.

As palavras de Romário chamando Mano de “imbecil e idiota” podem soar um tanto quanto fortes saindo da boca de um deputado, no entanto apenas refletem o sentimento da maioria dos torcedores brasileiros.

Mano Menezes havia chamado Romário de aproveitador...concordo com Mano...Romário está aproveitando seu mandato para tentar por ordem no futebol brasileiro, foi um dos responsáveis pela queda de Ricardo Teixeira que, ao deixar a CBF deveria ter levado consigo Andrés e Mano, esses sim aproveitadores no mau sentido da palavra. Mano só chegou à seleção após a recusa de Muricy Ramalho que não se curvaria aos desmandos de Teixeira, chegou à seleção pela “amizade” de Andrés com Teixeira, alavancada pelo apoio do então presidente corintiano aos desejos de Ricardo Teixeira de destruir o Clube dos Treze. Nessa mesma troca de favores ocorreu a vergonhosa perseguição ao Morumbi, como estádio da Copa e a “transformação” do até então projeto acanhado do estádio do Corinthians em uma arena para receber o torneio da FIFA.

Claro que isso envolveu a vergonhosa injeção de dinheiro público no estádio de Itaquera.

Mano Menezes provou ser aproveitador ao apropriar-se da seleção multi-campeã de Ney Franco e insistir em dirigi-la na Olimpíada. Mais do que isso, desfigurou a seleção brasileira retirando jogadores convocados por Ney e enfiando-nos goela abaixo outros atletas sem expressão.

O ranço corintiano que permeou a seleção brasileira ficou mais do que evidente com o tratamento dispensado a Lucas ( ex-marcelinho) do São Paulo, que, embora sendo um dos melhores jogadores brasileiros em atividade foi convocado por Mano apenas para desfalcar o São Paulo de seu melhor jogador e ser utilizado em média 5 minutos por partida.

Quando Romário diz que Mano tem outros interesses na seleção é porque este último o evidencia a cada momento.

Infelizmente, a imprensa esportiva deste país parece estar amordaçada pelas emissoras e jornais já que evitam ser incisivas sobre o assunto.

O próprio Neto, da Band, vive dizendo que é uma pena ele não poder contar tudo que sabe sobre os bastidores. Agora, percebam, Neto que é um ídolo do Corinthians é um dos que mais manifesta, ainda que de forma pontual, sua indignação sobre a exclusão do Morumbi da Copa do Mundo.

Neto, assim como Romário não tem papas na língua mas precisa defender o pão de cada dia e por isso, assim como outros, tem de conter seus comentários.

Entre Romário e Mano não há comparação. Um é multi-campeão com a seleção, multi-campeão nos times que defendeu, o outro é apenas mais um técnico carreirista e mediano incapaz de assumir responsabilidades.

Quanto à declaração de Mano de que não se pode considerar vergonhosa a medalha de prata nas olimpíadas, ela soa como deboche ou piada aos ouvidos do torcedor mais informado. As grandes forças futebolísticas estavam fora das olimpíadas, o Brasil só jogou com “galinha morta” e conseguiu perder uma final, de forma vexatória contra o “poderoso México”. Se isso não é uma vergonha eu não sei o que seja.

De minha parte parabenizo o baixinho pela sua postura e acho mesmo que deveria haver uma investigação séria sobre os reais interesses de Mano em convocar certos jogadores sem identificação com a amarelinha e deixar no banco o Lucas...não me parece apenas uma opção tática, sinceramente. Ou é burrice ou “tem algo de podre no reino da Dinamarca”.

Transformar a seleção em refém dos interesses de um clube é no mínimo suspeito.

Salvador, 23 de agosto de 2012.