270px-Michelino_DanteAndHisPoem.jpg 

 
 
 
         DANTE ALIGHIERI ATRAVÉS O                     SURREALISMO DE DALI
 
 
Voltei da exposição na Caixa Econômica Federal.
Voltei rica e inteligente. Enriquecida com o mundo interior de Dante, e maravilhada com a obra de Salvador Dali.
 Em pleno centro do Rio de Janeiro uma exposição maravilhosa, delicadíssima e bem montada. Algo difícil de crer, estar ali ao alcance de qualquer um, e com tanto conhecimento, conteúdo e arte num templo mágico dos grandes seres humanos que contribuem para os seres humanos se tornarem melhor e maior.
Salvador Dali (1904 - 1989) Dali era surrealista e criava incríveis figuras numa concepção surrealista num imaginário fantástico.
Dante Alighieri (1265 - 1321)
Dois tempos tão diversos na vida dos dois e suas almas se encontram neste campo da comunicação artística, filosófica e espiritual.
O governo italiano comemorou a data de 700 anos do nascimento de Dante e, para tal, encomendou de Dali a ilustração da obra prima de “A Divina Comédia”. A Divina Comédia é um poema épico e teológico concebido por Dante, composto de três partes o Inferno, o Purgatório e o Paraíso.
 ************** Livros antigos trazem essse ilustradores. Eu encontrava esses livros e viajava nestas ricas ilustrações, que pareciam anjos e fadas, ilustrações que atapetavam o nosso crescimento.Hoje associo a escrita com a ilustração possivelmente por esta influência de magia que esses ilustradores faziam. ************* Acrescento os dados tirados da Wikipédia a seguir, para fornecer material informativo ou ilustrativo.

PARA AQUELES QUE DESEJAREM LER O CONTEUDO DA DIVINA COMÉDIA SUGIRO PROCURAR NA WIKIPEDIA  A DIVINA COMÉDIA DE DANTE ALIGHIERI