EXAUSTÃO...TOLERÂNCIA.

Vejo com frequência no site lamentos quanto à exaustão por tolerância.

Há um momento na vida que não toleramos mais a tolerância. É a exaustão...Compreendemos a intolerância. Tudo se pode compreender, ou inadmitir. Toda ação tem causa, legítima ou não.

A paciência do sábio é humilde, não se exaure, seu estudo tudo explica, mas nem todos tem a larga e profunda sabedoria de um sábio que recebe com tranquilidade e entre sorrisos a inconvêniência e a desinformação permanentes, aliadas à deseducação que sobem montanhas inatingíveis através das inteligências limitadas, e do alto dessa imensurável rigidez do mais mínimo entendimento reiteram as falas e condutas embotadas.

Mas nós não somos sábios....

Podemos entender a intolerância e a exaustão, e não sermos rigorosos com esses movimentos emocionais, ao menos entender podemos, mas agir em defesa própria.

O entendimento vai às origens, a compreensão faz sublimação, competência de sábios, poucos no universo.....

Tudo que incomoda e não pode ser absorvido com serenidade e impede a caminhada para a compreensão, deve ser afastado, se não abruptamente, ao menos homeopaticamente.

Não somos sábios, apenas perseguidores de alguma lógica e boa porção de tolerância, mas precisamos viver e caminhar longe das sombras..

Faz bem à alma se afastar de sombras, nada se aprende, ao revés, sombras deseducam, acirram a deseducação e o aprendizado. Por vezes causam com a deseducação nossa falta de educação, que não cultivamos.

A caridade se doa a quem dela necessita; é diverso.

De cátedra sagaz e refinada afirmava Machiavel: existem três tipos de mentes, a que aprende sem ser ensinada, a que precisa de ajuda para aprender, e a que não aprende nem mesmo ensinada.

Essa última traz exaustão.

Nada soma, faz ruptura do que se está construindo, traz impasses, contraria o crescimento , vive na escuridão, representa tudo que trará exaustão para uma tolerância exercida sem nenhuma razão.

O afastamento ao que causa exaustão se impõe.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 22/08/2012
Código do texto: T3844165
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.