QUEM TEM, FALE AGORA OU CALE-SE PARA SEMPRE!

Medo, eu? Imagina! Eu não tenho medo! Eu tenho verdadeira fobia de... baratas! Mas, falando sério, eu tenho meus medos, sim. Quem não os tem? Difícil alguém não ter ao menos um pequeno "medinho" de alguma coisa. O problema é quando o medo atinge extremos que repercutem no físico, como sudorese, aceleração dos batimentos cardíacos, arrepios, etc. E é exatamente isso que eu sinto quando dou de cara com aqueles monstros marrons! A fobia, dizem os especialistas, sempre tem uma causa, a maioria delas ocorrida na infância. Para quem não tem medo de baratas pode parecer ridículo que meus 1,65 m tremam nas bases frente aos 3 ou 4 cm delas. Mas é isso que acontece e eu ainda não descobri a causa. Fobia é fobia, fazer o quê?

Tem gente que tem ojeriza a dentista e não chega nem perto de uma simples sessão de remoção de placa bacteriana. Outros entram em pânico ao falar em público, chegando a sentir dores de barriga e coloração nas bochechas. E aqueles que têm medo do escuro? A nictofobia geralmente ocorre porque a pessoa não pode ver no escuro e teme o que não pode ver. E esta, então: hipopotomonstrosesquipedaliofobia! Medo de quê? De palavras grandes! Pode? Segundo os especialistas, essa fobia surge do medo de pronunciar a palavra de forma incorreta e, por isso, cair no ridículo.

Seja como for, cada um sabe da sua fobia. Se ainda não acostumou com ela, o melhor caminho é procurar um especialista. Afinal, dizem que o medo deixa de ser medo quando o possuímos durante muito tempo.

Quem não tem uma fobia? Quem tem, fale agora ou cale-se para sempre!

Giustina
Enviado por Giustina em 22/08/2012
Reeditado em 17/08/2014
Código do texto: T3843980
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.