Amor e cuidados com livros.

Amor aos livros.

Hoje saí para fazer uma caminhada e na volta para casa, passei pela banca de jornal e comprei dois livros. Enquanto a vendedora colocava o livro na sacola, falei para ela que tinha comprado um livro na Bienal e não consegui ler ainda uma página dele, pois nunca li um livro com textos tão chatos.

Contei para ela que como estava com pouco tempo para ler, coloquei o livro perto de meu computador e cada vez que o computador ficava demorando em funcionar, abria o livro e começava ler um pouco, mas não conseguia gostar do que estava lendo e parava. O livro não é um livro de contos. É um livro que escreve sobre vários temas. De forma que quando começava ler determinado tema, achava chato, escolhia outro. E assim não consegui ler uma só página.

Já que falei sobre leitura, a dona da banca começou a falar de seu neto, Jean, que tem apenas dez anos de idade e lê muitos livros. Além de ler muito, ela me falou do cuidado que ele tem com os livros. Ela pegou um livro na mão para mostrar como ele abre um livro para ler. Ele abre só um pouco o livro para ler para que ele continue sempre como um livro novo; não empresta seus livros para ninguém, pois tem medo que as pessoas não devolvam o livro tão novo como foi emprestado. E guarda todos os livros que ele ganha ou compra.

Gostei muito de tudo que ela me falou sobre seu neto e o cuidado dele com os livros. Porém quando gosto de um romance, meu tipo de leitura preferida, após lê-lo faço questão de emprestá-lo para alguém, e nunca pensei se a pessoa vai ter cuidado com ele, só me preocupo com a devolução, pois quero emprestá-lo para outras pessoas. Não gosto de ter muitos livros em casa. Dou os livros que não uso mais