O MONSTRO FOI INOFENSIVO!

O inverno de 2012 no Rio Grande do Sul resolveu inovar. Chegou com pouca intensidade e em intervalos entremeados de temperaturas amenas e calores sufocantes, com direito até a vento norte. Muitos fatores estão contribuindo para as mudanças climáticas no Planeta e não vem ao caso, aqui, discorrer sobre eles. Eu, que detesto o frio, posso dizer que passei um inverno tranquilo, mais com sabor de outono e primavera do que frio propriamente dito. Nem deu para desfiar meu eterno rosário de queixas!

Acontece que escrevi algumas crônicas destacando a crueldade do inverno sobre o corpo humano, baseada ainda no frio rigoroso que acompanha o inverno gaúcho desde que me conheço por gente. Um belo dia, recebi um email do meu amigo Ciro Fonseca (o Cirô mosqueteiro), carioca da gema, solicitando sugestões sobre roupas apropriadas para o frio, já que estava com viagem programada, em julho, para Gramado. Respondi, obviamente listando agasalhos pesados para enfrentar o "monstro climático do Sul". Cirô veio com uma munição completa contra ventos gelados, chuvas frias, céu nublado e, quiçá, neve. E pasmem! As temperaturas ficaram, em média, na casa dos 15ºC e logo que ele foi embora despencaram! Parece que de tanto falar mal do inverno, ele resolveu se vingar de mim! E lá fiquei eu com cara de tacho, sujeita a passar por exagerada ou mentirosa! Embora eu tenha a certeza que Cirô jamais pensaria isso de mim. Até porque, para provar minha inocência, o mês de agosto está totalmente fora do esquema, com temperaturas que oscilam entre 12º de manhã e vão a 23 à tarde. Sexta-feira, com um calor abafado, os termômetros alcançaram 30ºC! Haja roupa, haja corpo que resista, haja coerência para descrever essa incoerência toda...

Giustina
Enviado por Giustina em 19/08/2012
Reeditado em 17/08/2014
Código do texto: T3838678
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.