FRUSTRAÇÃO. PROBLEMAS NÃO RESOLVIDOS.

Gostaria imensamente de ser escultor, tirar da pedra em gênero a imagem que me passasse na sensibilidade para usar o cinzel. Já vi as maiores obras dos gênios da estatuária, várias vezes, não canso de frequentá-las. Leonardo da Vinci, surpreendentemente, disse que nada mais fazia do que tirar o excesso do mármore. Imagine-se....

Não nasci para ser escultor, não estudei nada para ser, não sou vocacionado, não me interessava jovem enveredar por esse caminho, mas conheço bastante a arte da estatuária. Não era minha missão em nossa breve passagem; o que me coube me faz feliz. Não sou frustrado ou tenho problemas por isso, aliás, me interessei vivamente por arte em geral já aos trinta e tantos anos, embora minha mãe fosse uma apreciadora.

Faço por diletantismo pintura, como neste espaço, uma distração, pintura para fugir para o nada, como ensinou Jung. No momento estou parado com as cores.

Por que falo isto? Vejo nesse laboratório de almas chamado internet, que nada pode esconder, embora os néscios pensam estarem escondidos, os problemas que saltam aos olhos com o desconhecimento dessa ou daquela matéria, atividades, ou saberes em geral, pelas pessoas, em comentários e textos. Isso não diminui ninguém, é bom que se saiba. Ninguém sabe nada... Nem as enciclopédias, o conhecimento enciclopédico, circular, abrange tudo.

Saberes são direcionados. Mas não se deve falar sobre o que não se conhece, como vejo ocorrer, desinformando. Muito menos comentar sobre o que não se sabe. Fiz um comentário e vi outro onde a pessoa dizia não lhe caber comentar. Realmente nada sabendo não deve, só quem pode deve. Mas há pior, por sinal no mesmo texto, fala-se em comentário absurdos sobre o que não se conhece, e com galas....

Um exemplo. Uma coisa é você desenvolver atividades pela vida afora, como um advogado ou médico, por exemplo, disso vivendo, outra é ser mero bacharel ou nunca ter clinicado, e ter episodicamente feito uma ou outra coisa, contada nos dedos, ligada à atividade, sem expressão, praticamente nada, e se proclamar como conhecedor. Falo disso por viver vendo essas calamidades em todos os lugares e nesse site. E muitas inverdades, e incomoda.

A frustração é problema sério de egotismo e insolúvel para os patológicos, tudo bem, vivam assim os egóticos, mas os outros nada têm com o problema do egótico, e devem ser poupados das calamidades ditas...

Tentem solucionar seus problemas, a vida é uma escola. Viver sob o cadafalso da problemática da irrealização, que frustra, deve se sublimar na realidade que a vida é fugaz e a passagem é miúda, e a paz só chega com a compreensão de que viemos para viver nossa missão, seja qual for. De qualquer forma precisamos ter comiseração dessas personalidades, mas combatê-las para não disseminarem o erro.

Poupemos os que não podem avaliar a soberba que anda enfunada de tolices..e proclamam desinformação.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 19/08/2012
Reeditado em 20/08/2012
Código do texto: T3838480
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.