FANTÁSTICO....NÃO PERCAM.

Dante Alighieri impôs uma forma de abordar e entender o homem, o sentido da vida e da morte, seu princípio e fim, fazendo-o a partir de suas culpas, de seus medos e das promessas. Nada conheço em termos de desenho e perspectiva como o que o pintor Salvador Dalí nos deu, o famoso catalão.

Esses gênios estão conjugados em suas obras em fantástico acervo próximo de nós e com pouca divulgação, LAMENTAVELMENTE...

A arte comunica os povos, apaga o tempo. O Brasil tem inegáveis valores, teve a fase do modernismo, com enorme projeção, o movimento de 1922. Mas é um país jovem e evidentemente contido em números em talentos surgidos.

Para ver arte em grande dimensão precisamos sair do Brasil. O decantado MASP, em São Paulo, é fruto das investidas do mecenas Chateaubriand, que intimava os então grandes empresários a comprarem obras de pintores famosos da Europa. Fez e montou inicialmente assim o MASP. Mas lá estão obras que chamaríamos de quinta linha de alguns grandes pintores. Esse acervo foi se dilargando, mas nada que impressione.

No momento, em São Paulo, enormes filas se formam para ver um acervo trazido do Gare D`Orsay em Paris. Quem não conhece deve ficar nas filas para conhecer. É compensador, embora um pequeno universo do que é a famosa Gare hoje museu.

Ontem, surpreso e boquiaberto, fui ao Centro Cultural Caixa Econômica, no centro do Rio, ver uma mostra de Salvador Dalí.

São cem aquarelas do fantástico pintor inspiradas na Divina Comédia de Dante Alighieri, encomendadas pelo governo italiano ao pintor nos meados do século XX, para comemorar os setecentos anos de nascimento de Dante, que produziu a segunda maior obra da literatura mundial. A DIVINA COMÉDIA.

Divulgo para que quem possa ir não perca essa oportunidade única, e peça o catálogo que resume os textos, muito bem elaborado o trabalho, a uma monitora no local.

É LAMENTÁVEL, MAS A DIVULGAÇÃO É ZERO, E NADA SE PAGA.

Não percam, faz tempo nada via de novo como esta beleza posta à disposição. E pensa-se que já vimos tudo.....uma festa para os olhos,

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 19/08/2012
Código do texto: T3837943
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.