Eu vou...
Por que não? Por que não?



Rosa Pena



Minha filha se arrumou feliz e nos deu tchau. Foi passar o carnaval em Diamantina. Vai sair num bloco lá.
Antes, porém desse final feliz, ela havia passado um mês negociando com o pai. Teve tantos argumentos que só restou a ele desembolsar o valor da república, sorrir e falar divirta-se.

Eu fiquei foi toda orgulhosa dela.Acho que realmente se formou no que leva jeito. Advogada.

—Um perigo você viajar no carnaval, além de ser um gasto inútil. 

—Pai! Você quando tinha vinte e três anos tinha medo de trânsito, barulho, seqüestro? Você no carnaval vestia preto e fazia passeata contra o governo na terça-feira gorda? Essas suas fotos fantasiado são montagens? Já existia fotoshop na década de sessenta?

—Era outra época minha filha.As pessoas se respeitavam.

—Ainda não existia gonorréia, carro, estupro? Rock era ouvido baixinho? Quem fez Woodstock?

— A corrupção era menor, a violência não tinha essa intensidade, a fome não tinha essa amplitude.Estamos vivendo o caos.Um desperdício gastar com carnaval.

—Então porque você lutou contra a ditadura? Aliás, o afogamento de mendigos no rio da Guarda, não foi uma imensa violência no antigo Estado da Guanabara? O atual código penal funcionava bem? Se a fome apareceu agora, por que tantos retirantes vieram tão antes para as metrópoles? Lança-perfume era só pra perfumar? Escola de samba foi inventada quando?

—Era diferente. A ditadura foi uma repressão ao exercício de cidadania. O afogamento nunca ficou esclarecido.
A seca sempre existiu.Sei lá quando inventaram escola de samba.

—Ir e vir, mesmo em estado de alerta, é exercício de cidadania ou não? Não esclarecido é dissimulação. O retirante esfomeado não incomodava até virar marginal, né? A esperança da juventude aporrinha demais. Acho que as crianças deveriam ser avisadas ao nascer que papai Noel é puro comércio. Aliás, que tal acabar com toda e qualquer manifestação de alegria? Mais ainda! O ideal seria a gente já nascer adulto consciente, portanto infeliz.

—Quanto custa essa sua ida à Diamantina?



Rosa Pena
Enviado por Rosa Pena em 16/02/2007
Reeditado em 20/09/2008
Código do texto: T383480
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.