GOL ( Linhas aéreas)? Está mais para escanteio!

GOL? Está mais para escanteio!

Jorge Linhaça

A GOL linhas aéreas, outrora um diferencial na aviação civil brasileira, parece estar recrudescendo enquanto incha comprando pequenas companhias como a WebJet e a Passaredo, isso sem contar a compra da VARIG anos atrás, que agora chama-se VARIGLOG ( Gol ao contrário).

A companhia fundada por Nenê Constantino, com apenas três aeronaves, ganhou boa parte do mercado brasileiro oferecendo preços mais baixos e um atendimento razoável.

Atualmente parece que a empresa está na contramão da história, onde a boa prestação de serviços é o diferencial de companhias que precisam ser cada vez mais competitivas.

A WebJet sempre foi conhecida pelo desconforto em suas naves e a falta de atendimento, cobrando pelos lanches servidos à bordo. Com a compra da mesma pela GOL, esperava-se que o, até então, padrão da Gol chegasse aos clientes de sua nova aquisição. Infelizmente foi o contrário, parece que a GOL absorveu os defeitos da antiga rival.

Agora, dependendo do voo em que embarcamos, somos brindados com um menu para escolher o que pretendamos ingerir durante a viagem pagando a “módica” quantia cobrada por qualquer lanchonete do aeroporto.

O pior é que nem mesmo as comissárias sabem em quais voos o lanche é servido gratuitamente ou cobrado...é o sistema kinderovo...cada voo uma surpresa.

Não sei o que leva uma companhia a baixar seu padrão de qualidade, poderia-se acreditar que tenha algo a ver com o anunciado prejuízo de 175 milhões no segundo trimestre de 2012, mas fica muito difícil acreditar nisso quando o presidente da companhia desembolsa de sua conta pessoal 20 milhões para adquirir a Passaredo com a finalidade de fazer frente à AZUL, cujos serviços estão anos luz à frente de qualquer companhia do conglomerado.

Não sei como funciona a regulamentação da aviação civil, mas se um empresa como a resultante da união de Perdigão/Sadia/Batavo é obrigada a tirar de linha dezenas de produtos das marcas por se considerar que estejam monopolizando o mercado, o mesmo deveria acontecer com a GOL e agregadas. Ao menos é o que a lógica indica.

Recentemente viajei pela GOL de Salvador para São Paulo e vice-versa, foi o suficiente para deletar a companhia de minhas prioridades. Não bastasse a falta de espaço entre as poltronas nas aeronaves

e a loucura do pagar pelos lanches, tanto na ida como na volta fiquei refém no aeroporto esperando por quase uma hora para que a bagagem fosse liberada nas esteiras. Um verdadeiro absurdo.

Além disso as malas geralmente chegam avariadas após a viagem devido aos maus cuidados que se tem com elas. A fila de reclamantes em minha chegada a Salvador era tão grande que desisti de brigar pelo direito de ter a mala concertada. Já havia perdido no mínimo 50 minutos esperando minha bagagem, iria levar outro tanto para conseguir registrar a minha queixa.

Isso sem contar que aparentemente não se pode mais desembarcar nas mangas dos aeroportos, sendo o desembarque realizado na pista, faça chuva ou faça sol.

Não sei o que empobreceu tanto a GOL, se a má administração ou o dinheiro gasto com advogados para manter seu fundador e patriarca da família fora das grades, apesar de responder processos por assassinato. Não creio que seja isso, já que o mesmo, embora afastado da empresa aérea, passada espertamente para os filhos, ainda é dono de várias empresas de ônibus rodoviários Brasil afora.

A verdade é que esta crônica tem por finalidade avisar aos amigos viajantes que, em havendo opção, esqueçam que a GOL existe. Isso se pretenderem viajar com um mínimo de conforto, sem estresse, e sem terem o incomodo de ter de desembolsar 12 reais por um lanche simples, ou 5 reais por um pacote de castanhas de caju.

Sei que alguns podem considerar isso de menos importância, achando que nem é tão caro assim o valor cobrado, mas, se tem dinheiro sobrando, viagem em uma companhia melhor.

No meu caso não tenho grana nascendo em árvores e prefiro registrar o meu descontentamento com o péssimo serviço ( ou falta dele ) prestado pela GOL nos dias de hoje.

Volto a repetir, se puderem evitar não voem pela GOL. É uma roubada.

Salvador, 16/08/2012