CRÔNICA – ESPORTES – Olimpíadas de Londres – Breves pinceladas
 

Gastos elevadíssimos, tidos como investimentos, chegam a assustar o cidadão brasileiro que tem vergonha na cara e até passa necessidades primárias, enquanto o seu dinheiro vai enriquecer o palco das Olimpíadas de Londres.
 

          Noutro país mais civilizado nós já teríamos apurado cabalmente a quanto montou o total de gastos do Brasil nas famosas e riquíssimas Olimpíadas realizadas em Londres, na terra da Rainha, mas aqui essa pendenga vai rolar e muito, eis que existe dinheiro do governo e das empresas estatais vinculado, além de patrocínios privados (ou estes serão caixa dois?). Pra melhor dizer, creio que vão fazer uma conta de chegada, pois despesas dessa rubrica ajudam a reduzir o imposto de renda das firmas, quer estatal ou privada, concluindo-se que ao final tudo sai do bolso do coitado cidadão brasileiro, esse saco de pancadas que está a sofrer a cada dia muito mais do que a imaginação nossa possa alcançar. Há quem fale em mais de dois bilhões o total das despesas, mas isso é muito pouco!
 
          Recebi uma crítica de um quase maluco quando postei a matéria anterior, e esse indivíduo teve coragem de dizer que nada poderia exigir, nada poderia cobrar, eis que nada fizera, a exemplo dos brasileiros para que o sucesso (?) fosse maior. Com toda a certeza ele está me provocando para tentar extrair algo que se inclua na arte de denunciar os que se mostram contra as safadezas que saem dos diversos escalões da república, isso a troco de polpudas comissões. Mas eu não tenho medo de coisa alguma, podem até me matar, todavia não deixarei de fazer minha crítica quando a situação assim a exigir. Apenas exijo prisão especial e tratamento digno com a minha profissão. Aliás, nos últimos dias tem gente ligando pra mim sem se identificar, em telefone sem número, pra me fazer medo; mas esse negócio de celular de número anônimo é próprio de países dominados por crimes nas suas mais variadas espécies.
 
          Com o encerramento da Olimpíada 2012 neste domingo (12), o Brasil bateu em Londres o seu recorde no total de medalhas em uma edição dos jogos. Ao todo, foram dezessete, sendo três de ouro, cinco de prata e nove de bronze, o que valeu ao país a 22ª colocação geral. O desempenho esportivo, entretanto, está aliado ao maior investimento do governo na história de um ciclo olímpico: com apenas duas medalha a mais que o desempenho anterior, em Pequim 2004, o preço de cada conquista inflacionou em 28,3% e chegou a R$ 64,7 milhões, por unidade. A preparação dos 258 atletas brasileiros inscritos em 27 modalidades custou R$ 1,1 bilhão.
 
            Os números levam em conta apenas recursos públicos, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, verbas do Ministério do Esporte, patrocínio de sete empresas estatais e Lei Agnelo Piva. O Brasil não conseguiu quebrar a melhor marca de ouros de Atenas-2004, quando teve cinco títulos olímpicos. Ainda assim, o Comitê Olímpico Brasileiro comemorou o resultado em uma entrevista coletiva neste domingo, em Londres. “Está dentro da realidade. Conseguimos o mesmo número de ouros de Pequim, por enquanto, e temos uma medalha a mais. Fizemos a melhor preparação que poderíamos fazer, trabalhamos para oferecer as melhores condições para técnicos, atletas e confederações” afirmou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman. Com informações do Blog do José Cruz.
 
          Sabem quanto custou a viagem  da delegação da presidente Dilma àquela linda capital da Inglaterra: Nada mais nada menos do que a irrisória cifra de R$ 900 mil reais, números que dariam para construir algumas casas ou mesmo hospitais ou ainda cadeias seguras para hospedar verdadeiros larápios do dinheiro nacional. E sabem de uma coisa: Jamais vão chegar ao valor exato das despesas, até mesmo porque as nossas aautoridades são beneficiadas com cartão de crédito por conta do governo, assim cimi se fosse cheque-ouro, que facilitavo gasto abundante do nosso dinheiro. 

                Trens balas para o Brasil -- Bala neles pessoal


 
 
          Alguém de bom senso já se preocupou em pelo menos adivinhar os gastos que o país fará, isso em termos municipal, estadual e federal, para realizar a Copa das Confederações, em 2013, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016? Claro que não, até porque seria humanamente impossível, pois atualmente tudo o que se consome é com vistas à realização desses três grandes eventos. Praticamente todos os estados da federação estão desembolsando dinheiro vivo nessa empreitada que o país não deveria ter “topado”. Para os políticos, nada melhor, pois o dinheiro anda solto e me parece que há despesas que nem precisam de concorrência e nem de comprovantes. Até mesmo o trem bala está cogitado, mas esse investimento eu até consigo engolir, pois em terra de gatunos só mesmo na bala...Gente, vamos dar jeito na fome do nosso povo, essa que é mais rápida do que qualquer transporte, até mesmo aviões supersônicos.
 
          Quando vejo aqueles maratonistas de países miseráveis, magérrimos, quase que morrendo de fome, dar um verdadeiro show nos nossos brancos (?) de meia tigela eu vibro de emoção, até porque é lindo observar que esses sim estão derramando sangue, suor e lágrimas pelas cores de seus países.
 
          Noutro dia um amigo tentou incutir na minha cabeça que os nossos atletas desejam somente medalha de ouro, pois não deixa de ser uma boa e forte fonte de renda na hora de um aperto. Basta dissolver e vender aí por esse Brasil afora, eis que tem muita gente interessada nesse metal precioso. Aliás, vocês se lembram de quando “pessoas do bem” roubaram a nossa gigantesca taça “Julis Rimet”, toda em ouro, pela conquista do tricampeonato de futebol, em 1970! Ela estava guardada justamente onde nunca poderia estar, ou seja, na sede da CBF – Confederação Brasileira de Futebol, ou CBD, se não me falha a memória.
 
Vou ficando por aqui, pois isso ainda vai render muito.

Fontes: Internet/Noticiário/Google
 
Ansilgus, sem revisão.
ansilgus
Enviado por ansilgus em 16/08/2012
Reeditado em 16/08/2012
Código do texto: T3833643
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.