Geração bate-pronto
Geração bate-pronto
A bola é cruzada na área e o centro-avante bate de primeira, golaço!!!! O bate-pronto é a jogada que você pega a bola em cheio, sem preparo, sem pensar 2 vezes e dá certo! Coisa de craque! Pois é... A garotada está fazendo isso fora do futebol: tudo é rápido e fácil, sem pensar e automático. Chegam os e-mails, as mensagens, nas ruas eles andam sem olhar o chão, nas redes sociais estão conectados, o mundo ficou pequeno... E agora eles entram no mercado de trabalhos dono da verdade! São estudiosos e acomodados no mundo virtual, tudo é simulado em 3D, o computador faz o dever de casa e “papai google” o resto.
E aí vem a vida nua e crua de sempre, com erros e avaliações aproximadas, com o homem entendendo errado, com a máquina comandada. É aí, meu amigo, que a “banda toca” outra música, as coisas são imprevistas e o bom senso fala mais alto. Sou engenheiro e preso pela avaliação múltipla, pelo consenso, pelas boas idéias ações positivas. Nada de não avaliar os projetos com olhos críticos: não devemos acreditar em tudo, desconfiamos e pensamos sempre! Isso é engenharia! Vá dizer isto ao recém formado da geração bate-pronto... Eles não acreditam e não podem perder tempo! Vale o escrito, o projetado na planilha e no poderoso software que cuspiu aquela maravilha!
Só me resta ficar triste e quando possível calado. Hoje vi um projeto que afirma que a areia de praia fica á 60 graus da horizontal sem contenção! Isso é impossível! Não precisa ser engenheiro de nada! Nunca fez castelinho na praia?Nunca cavou um buraco para ver que acima de 30 graus a areia escorre???? Fui dizer isso e ouvi a resposta: “O professor... disse que fica sim! Ele tem um programa Holandês de última geração!” E olham para esse humilde escritor com aquela cara que você faz quanto o teu porteiro do prédio diz que a crise do euro vai afetar a economia mundial! Ou seja, eu sou o babaca da estória. Conclusão: a obra está parada e toda a fundação será refeita... O trouxa aqui não é tão ignorante. O outro estagiário olha pra mim e não dá bom dia e sim começa a cobrar do contrato, do projeto, do prazo, do caralho a quatro! Mais um merdinha querendo ser gente, na turma do bate-pronto. O problema NUNCA é seu entendes? Sempre o outro é quem FAZ, eles não fazem nada, só reclamam e analisam números. Gênios absolutos do mundo moderno e eficiente de um Brasil que nunca vai decolar por falta de preparo de uma juventude “esperta”, feita por computadores fantásticos, em ar condicionado perfeito e vontade zero de entender a vida nua e crua, que ali está se bronzeando na praia, sobre um montinho de areia á 30 graus...