SALVAR UMA VIDA

Cena de filme? Nada, pura realidade. Li a notícia sobre o acontecido em Porto Alegre, no dia dos pais (12), e me emocionei... A família, pais e filha, almoçavam numa churrascaria quando o senhor José Fernando Pires, de 81 anos, se engasgou com um pedaço de carne e deu o maior susto em quem estava por perto. O dono da churrascaria chegou a pensar que o idoso estava tendo um enfarte.

Imediatamente o médico cirurgião-geral, Dr. Moreira, que também almoçava no local, assumiu a emergência. Constatado o quadro de engasgamento foram feitas algumas tentativas, sem sucesso, de desobstruir a traqueia. Sem perda de tempo o médico lançou mão do que dispunha: uma faca de mesa e um tubo de caneta. Com a primeira ele fez o corte; com o segundo, a traqueostomia, salvando assim a vida do aposentado.

A iniciativa do Dr. Moreira, soube-se mais tarde, foi decisiva. Quando o socorro chegou José Fernando já respirava. Ainda com a caneta Bic no pescoço, sob aplausos de todo o restaurante, ele pôde ser transportado para o hospital. Após a avaliação do caso, constatou-se que um minuto a mais na demora da intervenção poderia ter significado a morte do idoso: a ação do médico foi, sem dúvida, determinante para o salvamento.

Está aí algo que me emociona no ser humano: essa capacidade se ser solidário, esse desprendimento e coragem em situações limites, de desespero. Fico imaginando o sentimento que deve ter tomado conta deste médico. Penso que é indescritível a sensação de salvar alguém, ainda mais em situação tão inusitada.

E o sentimento de ser salvo? Também não há com que se compare. Estar tão perto da morte e ser resgatado assim para a vida é uma experiência, com toda certeza, sem precedentes. Por fim... Parabéns ao Dr. Moreira por seu gesto de coragem, e amor ao próximo, no brilhante cumprimento a sua missão de salvar vidas. Parabéns também ao Seu José Fernando, afinal ele teve seu grande presente do Dia dos Pais: renasceu...