AS MUITAS COMPLEXIDADES DO COTIDIANO

AS MUITAS COMPLEXIDADES DO COTIDIANO

Estamos em pleno Século XXI. Este ano é o último ano da primeira década desse século. De acordo com o que estamos vivendo, o tempo está passando tão rápido que dá a impressão de que tudo é ou está tão recente que parece que foi ontem, como se diz costumeiramente.

Dentre as milhares coisas que estão aí a nos brindar com suas supresas, temos a ressaltar a facilidade com que algumas pessoas conseguem convencer às outras, em muitas das vezes, com argumentações ou fatos corriqueiros, insustentáveis ou sem quaisquer utilidades.

Observo que é fundamental àquele que sustenta qualquer fato ou circunstância, adquirir a confiança daquele a quem se reporta. E constato que existem pessoas especialistas nesse assunto. E, aqui, não estamos nos referindo aos diversos tipos de vendedores de diversos produtos. Estamos falando de pessoas que vivem por aí a contar histórias, vantagens e "otras cositas mas". Indivíduos que se especializaram em convencer pessoas simples, ingênuas ou incautas.

O interessante nisso é que há pessoas bastante nesse mundo para atenderem às necessidades dessa gente. Pessoas que se deixam levar com facilidade, caindo na lábia dos malandros.

Essas pessoas, como já foi dito, são absurdamente ingênuas e tolas. Não conseguem resistir àquelas que lhes enganam. E, além disso, ainda transformam tais figuras em gente respeitável. O maior contingente desse povo está no âmbito da política. Mas encontramos um número extenso, também, no radialismo e na televisão. Pessoas famosas, com currículo extenso mas com prática daquilo que chamamos de Agente da Desfaçatez. Praticam uma demagogia, um cinismo e uma falta de vergonha ilimitados.

Até mesmo no universo religioso, o que tem de malandros convencendo incautos, aí, não está no gibi, para usarmos uma frase muito corriqueira e popular do nosso dia a dia.

Em geral, praticam quase sempre os mesmos gestos e formas de falar: são mansinhos, risonhos, agradáveis; ou são agressivos, fingidos, parecem bravos e ferozes em suas explanações mas, no fundo, estão alí expressando suas veias artísticas.

Uma das coisas mais desagradáveis nisso é que conseguem adquirir credibilidade junto aos incautos e, na maioria das vezes, alcançam sucesso, dinheiro e fama, enquanto que outras pessoas sérias, responsáveis e honestas vivem no ostracismo, sem nenhum reconhecimento de seus valores.

E, para finalizar, é importante ressaltar que, em pleno Século XXI, como já foi dito, com essa parafernália eletrônica e informatizada, as pessoas continuam a ser enganadas. E de uma maneira muito fácil,diga-se de passagem. O que tem muito a ver com sofisma.

Assim sendo, será que Freud explicaria tudo isso?

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 15/08/2012
Código do texto: T3831218
Classificação de conteúdo: seguro