Nem todos pensam como Voltaire

Como já dizia Voltaire: “A primeira lei da natureza é a tolerância, já que temos erros e fraquezas.” Porém, nem todos acreditam na validade de tal conceito. Apesar de teorias como essa, o mundo continua intolerante como fora durante toda a história. Com julgamentos perversos o homem tem dificuldade de aceitar o diferente, o novo. Utilizando como artifício, a força bruta, para validar os pontos de vista que ele considera os mais corretos

Todo ponto de vista possui dois lados. Seja em crenças religiosoas, ideias ou pluralidade de opiniões, somos livres para expressá-las da maneira que acharmos mais conveniente. Porém a sociedade de hoje, baseada em artifícios antigos, solidifica ideais rígidos e falsas moralidades, que são utilizadas como justificativa para sua intolerância.

Intolerância é incapacidade do homem de aceitar o diferente. Mesmo pejorativo, esse conceito já foi base para justificar: guerras, atentados, impedimento de manifestações religiosas e golpes de estado. Tendo esta marcado presença na história, deixou um triste legado ao mundo, uma carga genética irreparável, o preconceito. Uma característica que “engessa” a visão de mundo para um único ponto, acreditando que se exista apenas uma verdade.

Geralmente na fase escolar, nas primeiras aulas do curso de história, somos questionados até que ponto a nossa maneira de exergar o mundo é a mais correta. Hitler, por exemplo, o conhecemos com um severo ditador que matava judeus e tinha o sonho de purificar uma raça, porém nunca se comenta dos grandes feitos que ele realizou como: a recuperação de uma nação destruída, diminuição do desemprego e o seu forte amor pela música e pintura.

O homem passou a crer que exista um único olhar para as diversas situações que a vida nos apresenta. Graças a isso, manchetes de intolerância religiosa, sexual, ou étnicas , ganham cada vez mais espaço na mídia atual. Sendo que através de atos violentos os intolerantes tentam inibir de todas as maneiras a manifestação daquilo que não condiz com o que acreditam.

A homofobia e aversão a alguns cultos religiosos são o que mais crescem nesses casos. Porém idependente do ideal que se acredite, todos, temos direito de um tratamento digno e liberdade para a construção da felicidade. Na maioria das vezes, essa agressão se manifesta por atos simples, seja pela demonstração de cenas amorosas e sexuais que fogem do padrão, ou de uma simples passeata religiosa, tornam-se motivos para a manifestação doa intolerancia.

Todavia, não considerar um determinado algum ato o mais correto, é aprovável, desde que do mesmo modo que possuimos nossa liberdade não infrinjamos a alheia. Intolerância tornou-se sinonimo de ignorancia, pois demonstra a falta de capacidade de viver em uma sociedade variada. Fazendo-nos mais uma vez concluir que o filósofo francês estava certo: “Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lá."

Vinícius Bernardes
Enviado por Vinícius Bernardes em 09/08/2012
Código do texto: T3822416
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.