Vende-se Atendimento

Vou abrir uma empresa, tornei essa frase um objetivo de vida depois de ponderar tal idéia por algum tempo. Aos curiosos e adiantados, não tenho idéia do serviço ou produto que vou vender, e querem saber, pouco importa. Vou vender porque serei referência em atendimento.

O verbo atender tornou-se sinônimo do verbo sorrir. Hoje, eficiência, velocidade e principalmente respeito tornaram-se palavrões aos ouvidos dos funcionários de todos os setores. Sim, porque atendimento não é obrigação única do atendente (ironicamente, o pior dos casos de negligência), mas também do carregador, do diretor-

-presidente, de todo o conjunto operacional. Hoje, reclamar de um serviço é algo comum, e pior: condenado pelo vendedor de serviços ou produtos. A empresa está sempre certa, ou se errada, não se responsabiliza, e de alguma forma, a culpa é do cliente. Curiosamente, era tal tratamento que recebiam os alunos nas escolas quando contrariavam seus mestres, os professores. Uma curiosa mutação de valores, um retorno às avessas ao passado.

Baseado nessa constatação, percebi que hipocrisia é cada vez mais uma raiz da sociedade: Reclamar da política e do desserviço que os eleitos pelo povo fazem aos que neles acreditaram, reclamar e agir de forma tão contraditória, exigir uma atitude e tomar outra. Onde está a consciência das pessoas?

Mas o funcionário é pobre, ou brigou com a esposa, ou tá com dor de dente. Tudo bem, todos tem vidas difíceis e dias ruims, mas ao que me parece, raridade hoje é pegar alguém em um dia bom. Claro, sem citar que profissionalismo exige abstração da vida pessoal, mas se nem consciência de ser no mínimo coerente as pessoas têm, imagina profissionalismo.

Minha empresa vai exigir dos funcionários atendimento excelente, o melhor. Só isso. Quem quiser dar idéias do que eu posso vender nessa empresa, por favor, aceito sugestões, até porque não sou experiente no assunto, não sei o que rende no mercado hoje em dia.

Resumo da ópera: Quem vende um produto/serviço e apresenta outro pior, ou sequer se preza a apresentar algo, é desonesto. Se ser estelionatário é normal hoje, quem pode apedrejar os políticos que são corruptos?

Moral da história: Ser hipócrita é feio, seja coerente, por favor.