FESTA DAS CEREJEIRAS EM FLOR.
Apesar de estarmos no meio do inverno, as cerejeiras do Parque do Carmo em São Paulo – capital floriram.
Talvez induzidas pelas alterações climáticas dos últimos anos, as plantas estão sem uma única folha, mas cobertas de flores cor de rosa, num espetáculo de rara beleza.
Os membros da colônia japonesa, instalada no entorno do parque, fizeram neste ano a 34ª Festa das Cerejeiras em Flor, repetindo a tradição que seus bisavôs, avós e pais trouxeram do Japão.
É uma cerimônia repleta de simbolismo a começar pelo nome – Sakura – (pronuncia-se sacurá) que quer dizer “quebra gelo” e representa a força da vida que ressurge depois dos meses frios do gelado inverno.
E as pessoas vêm para apreciar as árvores.
Famílias inteiras se confraternizam e passam o dia ao ar livre, comendo, cantando, dançando e acompanhando as brincadeiras das crianças e os namoros dos jovens.
Os tambores (taikon) evocam as antigas comunicações entre os povoados japoneses isolados pelas montanhas, vales, desfiladeiros, rios e outros obstáculos naturais da pátria que foi deixada do outro lado do mundo.
Os passos das danças, em sua maioria, executados por pessoas na terceira idade, reproduzem os gestos simples dos camponeses com o cultivo da terra, ou de pescadores acionando remos imaginários e as sombrinhas coloridas que são giradas em movimento por sobre as cabeças, sugerindo o movimento do sol que retorna para, em dias claros, estimular os seres vivos no novo ano.
Os kimonos tradicionais, vistosos, coloridos agregam mais beleza à festa que começa às nove da manhã, se desenrola por todo o dia e se prolonga até depois das dezoito horas, tudo dentro do rígido cumprimento dos horários programados das atrações, para deleite da plateia silenciosa que só se manifesta para aplaudir e ao se retirar, deixa no enorme terreno, apenas as marcas das sandálias, numa muda demonstração de que podemos fazer uma festa grandiosa com a participação de centenas de pessoas, usar descartáveis e deixar o ambiente limpo como estava antes da festa começar.