SER PAI NO MUNDO MODERNO
 
Hoje, lendo uma excelente crônica do nosso brilhante escritor recantista, Ruy Silva Barbosa, - A BANDALHA ASSASSINA, fiquei a refletir sobre os valores sociais e familiares em nossos dias. Qual o papel do Pai na sociedade moderna? Por que tantos jovens descambam para a marginalidade? Será que não lhes falta orientação? Será que uma gorda mesada substitui o convívio familiar e a atenção que tanto marcam a nossa vida? Será que em vez de proibir um pai de exemplar seu filho, não seria mais eficiente criar uma lei obrigando-o a educá-lo corretamente, mostrando o certo e o errado? Ou será que já não existem esses opostos? Olha que já ouvi um jovem dizer que “certo ou errado” é uma questão de ponto de vista. Pois é, são criados assim, sem noção alguma da realidade da vida. Acham-se protegidos pelos pais, que para amainarem as suas consciências diante do descaso com que criam a prole, concordam com tudo e os defendem com garras e dentes, demonstrando imoralidade e irresponsabilidade. Para eles, o mundo além das suas linhas sociais é formado por uma plebe que está aí sempre para servi-los, inclusive, em seus propósitos mais vis.
 
Há também os pais que abandonam seus rebentos à própria sorte por ignorância ou porque passam a maior parte das suas vidas trabalhando pela sobrevivência daqueles que estão sob a sua guarda. É um capitulo a parte.
 
Já não se fala “de Deus” para as crianças e para os jovens. Muitos deles nunca ouviram falar sobre Jesus e Seu Evangelho e é lá exatamente onde encontramos um perfeito código de conduta para uma vida equilibrada e feliz.
 
Façamos então um apelo, para que os Pais sejam Pais de Verdade e não cúmplices irresponsáveis que ajudam seus filhos a se tornarem delinquentes. Um pai nunca abandona seus filhos, mas mostra-lhes o quanto estão errados, se estão e ampara-os, para que passem pela punição que lhes for imposta com dignidade e aproveitem para refletir sobre o que fizeram de errado. Pai que é Pai perdoa, mas não acoberta os erros dos filhos.
 
Se essa não for uma atitude adotada daqui para frente, teremos cada vez mais, jovens delituosos em nossa sociedade e, por conseguinte a violência também será incalculável e incontrolável. A família é a base de tudo! E é na infância que se molda o caráter.
 
Valorizemos, pois, os pais que lutam para manter sua família unida, íntegra, que transmitem aos filhos desde a mais tenra idade os verdadeiros valores morais, que os ensinam a agradecer as bênçãos, e não culpam Deus, pelos problemas que enfrentam. Estes ainda existem, sim, mas com alto risco de extinção.
 
Fátima Almeida (Agosto/2011)
 
(re-publicando)
Imagem  Google
Fátima Almeida
Enviado por Fátima Almeida em 06/08/2012
Código do texto: T3816158
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.