ACREDITAR, MESMO QUE PAREÇA SER TARDE DEMAIS

Certa vez, durante uma aula na faculdade, li a história de uma mulher de 85 anos de idade chamada Rose, que decidiu entrar na faculdade. Uma semana após a formatura, ela morreu, porém, antes conquistou a todos com seu jeito carismático e otimista de ser. Fiquei tão impressionado com essa história, que escrevi esta crônica.

Essa HISTÓRIA nos remete a uma longa e PROFUNDA REFLEXÃO: O que estamos fazendo do nosso tempo? Será que estamos aproveitando o máximo dele? Será que o estamos DESPERDIÇANDO como ALGO SEM VALOR?

Em sua avançada idade, Rose decidiu viver o tempo que lhe restava de vida, INTENSAMENTE, como se não HOUVESSE o AMANHÃ. Ela se focava no presente, CONSCIENTE de que são nossas AÇÕES no PRESENTE que dão FORMA e VIDA ao FUTURO.

Em sua graduação universitária, ela dividiu suas experiências de vida com os mais jovens e, falou-lhes de SEGREDOS para se OBTER SUCESSO em todas as ÁREAS da VIDA. Quando ela disse que "PRECISAMOS ter um sonho", ela quis dizer que se não tivermos sonhos ou se os PERDERMOS em algum lugar do caminho, morremos, porque a vida é feita também de sonhos. Como para CONSTRUIR uma CASA é preciso uma planta, para REALIZAR o FUTURO é preciso um sonho. O sonho é o princípio de tudo, o passo inicial para o sucesso. O sonho só se realiza quando lutamos pelo que acreditamos, porque quando lutamos pelo que acreditamos nos tornamos mais fortes.

Nunca é tarde pra sonhar, como também nunca é tarde pra lutar; nunca é tarde pra desejar realizar um sonho.

Em seu discurso durante a colação de grau na faculdade, Rose disse que "não PARAMOS de JOGAR porque ficamos VELHOS, mas ficamos velhos porque paramos de jogar". É exatamente isso; não paramos de viver porque ficamos velhos; ficamos velhos porque perdemos o PRAZER de viver.

Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, que revolucionou o segundo Reinado com suas ideias de industrialização, após perder tudo e ficar pobre, com a idade já avançada pra recomeçar, decidiu LUTAR e dar a volta por cima. Trabalhou duro e, conseguiu com muito esforço um valioso patrimônio e retornar à alta sociedade.

Ambos morreram: Rose e Irineu Evangelista de Souza, mas antes disso, ACREDITARAM em seus sonhos e se AGARRARAM na tese de que NUNCA é TARDE quando se tem FÉ e CORAGEM pra LUTAR.

Eis dois exemplos de vida para nós: Lutarmos com afinco, procurando fazer o melhor, dando o máximo de nós para obtermos ÊXITO em tudo ou quase tudo que fizermos, ou ficarmos na PLATEIA VENDO a VIDA PASSAR como num ESPETÁCULO? Qual será nossa decisão? Só depende de nós! ESCOLHAMOS LUTAR, mesmo que isso nos custe a vida... Então morreremos felizes, pois teremos lutado pelos nossos sonhos, por aquilo que acreditamos.

"Os velhos", como disse Rose, "geralmente não se arrependem por aquilo que fizeram, mas sim por aquelas coisas que deixaram de fazer".

Não ESPERE ENVELHECER pra DESCOBRIR que você poderia ter feito tantas coisas e não fez, e sentir-se frustrado (a). Agarre as oportunidades que a vida está lhe dando, viva-as da melhor forma possível; deixe seus sonhos fluírem. Sonhe, SONHE SEMPRE, SONHE GRANDE...

A história de Rose é uma história de DETERMINAÇÃO e ESPERANÇA, esperança de que podemos ACREDITAR em nossos SONHOS, mesmo que desfrutemos deles por um curto espaço de tempo. Não há IDADE CERTA pra REALIZAR SONHOS. JOVEM ou VELHO, não importa, o que verdadeiramente importa é JAMAIS DEIXAR de SONHAR e LUTAR pela REALIZAÇÃO dos sonhos, portanto SONHE!!!

NOTA: Esta crônica o poeta escreveu num momento de profunda reflexão, quando tudo parecia não ter JEITO e o FIM sinalizava claramente mostrando-lhe que não ADIANTAVA REAGIR. O poeta REAGIU e até hoje JAMAIS se arrependeu. O poeta acredita que a vida é muito PRECIOSA para ser DESPERDIÇADA ou para DESISTIRMOS dela como se desiste de algo DESCARTÁVEL.

Aracati - CE, 14/04/2008 - 01h15minhs.

ROGÉRIO RAMOS
Enviado por ROGÉRIO RAMOS em 05/08/2012
Código do texto: T3815261
Classificação de conteúdo: seguro