O VALOR DA REPROVAÇÃO ("A morte é a única prova que ninguém será reprovado. Todos passarão." — Suzana Pedroso)
É incrível como existem muitos professores na rede pública favoráveis à Progressão Automática dos alunos, ou seja, acham errado reprovar. Só porque reza na LDB. E esses mesmos são os quais mais reclamantes da indisciplina dos alunos, questionando-se de quem é a culpa dessa atual desordem na escola. Então, eu lhes respondo: A NÃO REPROVAÇÃO GERA INDISCIPLINA; desmerece os alunos que se esforçam; aprova aluno que não faz nada; estabelece impunidade aos bagunceiros; inutiliza o empenho dos bons professores; desmotiva o ambiente de aprendizagem; não cria exemplos à dura vida em sociedade; faz das escola "depósito" ou "playground". Pois o objetivo deles é passar de série, se eles têm essa garantia por pouco esforço, e nada mais lhes ameaça deter a jornada, "deitam-se e rolam". E por final, A INDISCIPLINA GERA A NÃO APRENDIZAGEM, porque não é possível transmitir conhecimento algum se estão desconcentrados nem escutam o professor, só querem falar e "zoar". Importa mesmo é se mostrar como artistas em um show! E a NÃO APRENDIZAGEM GERA futuros INCOMPETENTES das políticas EDUCACIONAIS; os que fazem as leis frouxas, regentes da educação pública. Já dizia o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: "Se a pessoa não consegue produzir, coitado, vai ser professor. Vai dar aula a vida inteira." Será se ele estava querendo dizer que quem não consegue exercer nenhuma outra profissão se torna professor? (http://vermelho.org.br/noticia/251307-1). (acessado em 30/03/2018).
Nesse sentido, confiram as estatísticas oficiais, ainda comprovando a mediocridade do Ensino Médio. Bem pudera, a sede de aprovação é tão grande que se faz um simulado de Língua Portuguesa e Matemática e recupera a nota de todos os alunos da unidade em todas as outras matérias. Sob a benção de todos, sorrindo para o boletim bonito dos alunos.
Além do mais, como reprovar um aluno que estuda a distância. Sendo compreensível com as novas tecnologia, vou admitir que o ensino público 100% a distância, como sugeriu o presidente Temer, não é de tudo desprezível, tem um lado positivo, acabaria toda violência de contato físico nas escolas, evitava aglomerações onde os atiradores fazem chacina e o vírus influenza se proliferava menos. Eliminava Desavenças entre colegas por causa de regras injustas e mal aplicadas. Não precisava gastar milhões no lanche escolar nem abria precedente para desvios da verba da merenda escolar, todavia formariam indivíduos para ser profissionais a distância também.
https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2018/03/governo-temer-quer-liberar-ate-40-do-ensino-medio-a-distancia.shtml (acessado em 4/04/2018).
Quando expus esse comentário para uma classe de terceiro ano do Ensino Médio, uma aluna inteligente sabiamente reconheceu o "xis" da questão. Ana Claudia Disse: "Professor, é melhor ser reprovada na escola, já que tenho a chance de completar o conhecimento que ficou a desejar, do que sair dela deficitária e ser reprovada no mundo pela hora da morte". Depois dessa irrefutável locução, só me restou falar "amém".
E reafirmando, digo: Educa-se mais, reprovando os incompetentes na escola do que aprovando-os sem mérito. É mais fácil e lucrativo para quem depende das estatísticas iludi-los com prazeres a curto prazo, às duras penas do estudar a fim de lhes alicerçar uma vida promissora no futuro. Dolorida mesmo é a vida real para quem não se preparou!!! Maluco é enfrentar a realidade sem preparo algum!
Vamos entender aqui a palavra (RE)PROV(AÇÃO) como a ação de se aplicar à prova novamente. A mediocridade é rapidamente contagiante se tão somente não for combatida eficazmente. Todos nós temos hábitos desagradáveis! E só um hábito corrige o outro.