As pernas da Martha Medeiros
Caros 23 fiéis leitores deste intrépido (???) Bacamarte,
nunca fui muito de ler a Martha Medeiros. Acho legal e tal, mas não curto "texto de mulher para mulher". Nem de homem pra homem. Gosto de cronistas universais, mesmo que tratem do particular. Particular-particular, necas.
Mas no final de março estive com a Louise num evento literário em Nuuk, capital daqui da Groenlândia, e lá estava a Martha Medeiros junto com duas poetas a falar sobre literatura. Ela leu algumas poesias dela. nem sabia que ela escrevia poemas. Gostei. Inteligentes, instigantes, levemente humorados, bem construídos.
Daí comecei a reparar nela. Não é uma beldade, mas não é feia. E tem umas pernas bem legais. Estava sentada de lado, pernas cruzadas, com uma calça justa, então deu pra ver bem. Realmente, a Martha Medeiros tem umas pernas legais. A Louise ao meu lado nem desconfiava, estava babando pela Marina Colasanti. A outra poeta era a Maria Rezende, que achei excelente escritora, uma grata surpresa.
Não que eu estivesse a cobiçar as pernas da Martha Medeiros, mas sim a apreciar a graça da mulher, instigado pelo seu talento literário (um veterano me disse certa vez "quando agente não se flagra mais reparando em certas coisas, é porque já morremos e ainda não nos demos conta"). Bem isso. Acreditem se quiserem.
Ela tem um tipo de rosto que não me atrai muito em mulher, delgado, longo. Entretanto, confesso que a Martha Medeiros mexeu comigo naquele domingo.
Pensei: "vou comprar um livro de poesia e um de crônicas dela, minha impressão sobre seu texto deve estar equivocada".
Pois dei de olho numa livraria com um livro dela com título iluminado: Feliz por Nada. Comprei, claro. Excelente. E passo a recomendar. Dentre as várias crônicas que o compões, destaco Feliz por Nada, Marias-gasolina, A Turma do Dããã, Dinos, A Nova Minoria, Lúcifer no Fasano.
Eu estava redondamente enganado quanto a sua literatura. Que Talento. Universal!
Confesso: Martha Medeiros tornou-se a minha mais nova paixão naquela semana. Que pernas! E que sensibilidade.
------------
(Ah, o sol voltou com força aqui em Charky City nos últimos dias)
Era isso pessoal. Toda sexta, final de tarde, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos e bom final de semana.
Meus textos (com fotos) estão também no meu Blog:
http://charkycity.blogspot.com