Com fogo não se brinca.

Com fogo não se brinca.

Uma manhã, quando eu tinha oito anos de idade, minha irmã mais velha, entrou em casa gritando”: vocês gostam de brincar com fogo! Vai á casa da Madalena, para ver o que aconteceu com ela hoje de manhã.

Qual não foi minha tristeza ao chegar á casa de minha priminha e vê-la na cama, chorando e com queimaduras. Querendo saber como havia acontecido, ela me contou que ela estava na cozinha, perto do fogão,( na época, fogão de lenha)e pegava um graveto, ascendia no fogo, e queimava pequenos fios que soltavam de seu vestido. Ela punha fogo e apagava com a mão enquanto o fogo era pequeno. Após alguns minutos, o fogo foi maior e ela não conseguiu apagá-lo. Ela começou a gritar e seu irmão se levantou da cama, correu até a cozinha, arrancou o seu vestido, mas ela já tinha sido queimada em algumas partes do corpo.

Naquele tempo, ela não foi para um hospital para se tratar. Foi tratada pelo farmacêutico da cidade. Ela ficou com defeito no pescoço e mais tarde teve que fazer uma plástica. Para fazer a plástica, o médico tirou um pedaço de carne de sua perna para colocar no pescoço. Ficou um pouco melhor. Esse fato ficou gravado em minha memória. Penso que sua mãe não teve culpa do acontecido, pois ela já tinha sete anos de idade.