CICATRIZ VIVA, LEMBRANÇA DA CURA ("Nossas cicatrizes servem para nos lembra que o passado foi real." — Hannibal Lecter)

Como posso ser responsável por alguém que conquistei, se essa pessoa, a quem amo, não retorna? Se me perdoa, é porque ainda me quer. Portanto, não se engane exigindo que eu esqueça a partida. O perdão só é vivo quando alimentado pela lembrança do erro. Por isso, existem as cicatrizes. Jamais podemos removê-las completamente de nossa vida, senão esqueceremos completamente da dor que é o ferimento e deixaremos de desejar fortemente a cura completa. Ou ficaremos vulneráveis demais aos mesmos erros. Não podemos parar de cativar um ao outro, senão a vida perde sentido!

Você pode esconder seus erros do passado de seus pais, de seu cônjuge, de seus filhos, de sua igreja, de seu pastor e de seu trabalho. Mas chega um momento em que tudo vem à tona, e as pessoas deixam de tratá-lo com a mesma bondade e carinho que deram no passado. Você podia convencer seus amigos e família de que é uma pessoa boa, hipocritamente; porém, depois de velho, você nem será capaz de convencer a si mesmo. Fantasmas tatuados nas cicatrizes o perseguem, "Não tenha inveja dos homens perversos! … (Pv 24:1 BV). Eu nunca fui bom o suficiente para ser perverso.

Hoje e quase todos os domingos é assim, eu me preparo como alguém que vai levar fezes para exame, apenas vou à feira e almoço, sem mais motivação. Depois de muito observado no restaurante, preferi escrever este texto. E falando de fezes, não era um sonho, se fosse, talvez eu estivesse prevendo lucro em dinheiro, mas eu só tenho a sensação de ter alguém revirando meu registro - Vai sugá-lo. Quem sabe, está tentando me pegar em transgressão! Uma acusação a mais precisa de todos os fatos, tem de acompanhar-me mesmo nesta fase com muita produção, quando os invejosos fazem acordos com meus amigos, colegas e seguidores, articulando oportunidades, criando desafios para me ganhar. Já acostumado a obstáculos, testando meu senso comum, enfrentá-los objetivamente será café pequeno. As discussões de relacionamento podem ocorrer durante a retrogradação das partes interessadas no meu passado. E hoje, eu sinto um beicinho. Tudo que eu preciso é de um bom advogado. E o vento do tempo trará as provas de tudo!

ALINHAMENTO CONSTRUTIVO

1. Amor, Perdão e Cicatrizes:

O texto apresenta uma reflexão sobre o amor, o perdão e as cicatrizes. Explique como esses três elementos se relacionam entre si.

De acordo com o autor, qual a importância de manter as cicatrizes do passado?

Como o perdão pode ser visto como um processo vivo e alimentado pela lembrança do erro?

2. Responsabilidade e Erros do Passado:

O autor questiona sua responsabilidade em relação a alguém que ama, mesmo que essa pessoa não retorne seus sentimentos. Você concorda com essa visão? Por quê?

De que forma podemos lidar com os erros do passado sem nos deixarmos definir por eles?

É possível esconder os erros do passado de todos? Quais as consequências de tal atitude?

3. Hipocrisia e Autoimagem:

O autor critica a hipocrisia de tentar convencer os outros de que somos boas pessoas, quando na verdade não nos sentimos assim. Você concorda com essa crítica? Por quê?

Como a hipocrisia pode afetar nossa autoimagem e nosso relacionamento com os outros?

É possível construir relacionamentos autênticos sem lidar com nossas próprias falhas e imperfeições?

4. Observação e Interpretação:

O autor descreve a experiência de se sentir observado no restaurante e como isso o levou a escrever o texto. Já viveu alguma situação semelhante? Como você interpretou essa experiência?

Qual a importância da observação e da interpretação dos sinais ao nosso redor?

Como podemos usar a autorreflexão para entender melhor nossas emoções e comportamentos?

5. Desafios e Superação:

O autor menciona diversos desafios que enfrenta, como a sensação de ser vigiado, a inveja e as discussões sobre seu passado. Quais estratégias você utilizaria para lidar com essas situações?

Como podemos transformar os desafios em oportunidades de crescimento e superação?

Qual o papel da resiliência na construção de uma vida mais plena e significativa?

Reflexão Adicional:

O texto apresenta uma visão complexa sobre as relações humanas, o amor, o perdão e os desafios da vida. Você se identifica com as reflexões do autor? Por quê?

Quais lições podemos aprender com este texto sobre como lidar com as nossas próprias emoções, erros e relacionamentos com os outros?