Crônica atrasada deste início de ano

Hoje sábado 14 de janeiro e a semana se acaba, é tempo de férias e farei um resumo de alguns acontecidos, sabidos e vividos por mim. Começo por dizer que no domingo passado não saí de casa, o carro estava com um problema na caixa de marcha e o mecânico não teve temo de consertar. No sábado, dia sete, comprei duas cordas de siris de um vendedor do Aracati e no domingo resolvi tomar umas duas ypiocas com os gordos crustáceos de tira gosto e foi bom. O Luis, tio da Valmira, minha mulher, veio pra cá e ela resolveu fazer uma lasanha, massa, peito de frango queijo e presunto e de bebida coca-cola, e só sei que foi bom até a noite, mas sei que quando foi à noite senti dores no pé da barriga do lado esquerdo, mas logo passou e dormi. Na segunda depois do almoço me veio o mesmo incômodo aí, resolvi procurar um médico, aquilo não me parecia normal. Fui até a clínica, o profissional bateu nas minhas costas perguntando aonde doía e eu descrevi para ele o acontecido. Pediu-me para fazer uns exames de sangue, urina e um de ultra som na região, e lá se foi a terça feira de exames e senti novamente dores e voltei ao doutor e os exames não apontaram nada de anormal, na quarta andei melhorando mas na quinta sob injeção de buscopan na veia fui internado com dores novamente, pernoitei no hospital sob soro e observação, e ontem voltei para casa com novos remédios para tomar, são fibras e analgésicos para caso a incômoda dor volte. Semana que vem, se eu não perder o trem, estarei indo a capital ao hospital do Exército pois é por lá que os casos de urgência do pessoal da Marinha são resolvidos na capital do meu estado. Graças ao bom Deus eu ainda não havia necessitado muito dos artifícios da medicina mas vejo que quem chegou aos cinqüenta não deve em momento algum dispensar esses cuidados, sob pena de não chegar aos sessenta. Por aqui não choveu ainda nesse ano novo, mas as ameaças são grandes, pela manhã não faltam nuvens no céu e a brisa é boa apesar do calor que se sente à tarde.

Agora vou eu desfilar com algumas notícias da área e região: “ Alguém ladrão, roubou um cofre de um comerciante no mercado velho de Russas de ontem pra hoje; preso em Jaguaribe ( cidade cearense) homem, um certo Francisco que criava e vendia pássaros silvestres, e o comentarista do fato diz que o fundo mundial para a natureza afirma serem retirados das matas brasileiras a cada ano, 12 milhões de animais silvestres. Segundo o documento do fundo é a segunda causa de maior destruição da nossa fauna depois dos desmatamentos.

E lá vai outra, manchete sobre drogas: “O crack atinge a classe média”, e eu sem querer muito comentar, aproveito para perguntar, por que será que as pessoas e principalmente as da classe média,vão em busca de prazer artificial?! Esta semana senti dores e agora estou sem senti-las mas agora, mas foi depois de lá , que vi o quanto é bom a gente estar bem, comer, descansar e ser um careta-sóbrio, agradeço a Deus por esse momento bom, por esse equilíbrio emocional por essa paz ...pra que é que devo forçar sentir mais prazer do que esse natural que é o de viver intensamente o simples, o cotidiano? Suar, sorrir o se zangar quando preciso, escrever, cantar, caminhar, comer, beber, rezar, dormir... questiono esse fatos do noticiário e aproveito para lembrar que quando da minha mudança para esta casa, no quintal da frente, era bem espaçoso o terreno, existia apenas um pé de moringa, que o ex-dono plantou para, segundo dizem limpar a água. Quando viemos para cá em junho de 2007, eu plantei um pé de côco anão, uma semente de flamboyant e mais alguns pés de ninho. Que maravilhosa surpresa tive no início do outubro passado ao ver a primeira floração do flamboyant que há quatro anos plantei, e mais, hoje pela manhã resolvi partir um dos côcos do coqueirinho, que são muito pequenos, e qual não foi minha surpresa ao saborear a água dulcíssima dele e ver que a amêndoa já está quase madura, isso muito me gratifica e nisso vejo e sinto grande satisfação de viver. Por ter sido forçado a ficar em casa esses dias e aproveitei para refletir sobre essas e outras coisinhas, além do mais estive lendo crônicas de um autor cearense, Audifax Rios e me alegrando com os seus espirituosos ditos. Portanto que coisa escandalosa saber que gente bem informada como universitários, empresários, militares e que julgo possuírem um pouco de sensatez estarem cada vez mais indo em busca de fugacidade e ilusão de drogas como o crack, que pena!

Agora vem uma boa : “O Ceará é o estado que mais fêz transplantes de fígados, foram 155 em 2011, e agora acaba de realizar um transplante duplo de fígado e de rim num certo Francisco de 64 anos de idade, só que este é comerciante e o outro lá era o oposto do nome que recebeu, era um contrabandista-vendedor de passarinho”.

Lá vem uma dura: “ Das 50 mais violentas cidades do mundo, 14 estão no Brasil e Fortaleza é uma delas, mas a folia que antecede a festa de Rei Momo começa hoje por lá e vai até 11 de fevereiro, é!!! a folia não pode deixar de existir, problemas sempre houve desde que o mundo é mundo, e quem quiser pode escolher ir prá um retiro, um convento ou sei lá! Onde! o quê!.”

Notícia boa: “A cidade de Euzébio produz hortaliças sem agrotóxicos, hortaliças hidropônicas com setenta por cento de economia de água, lembrando que essas hortaliças estão sendo consumidas pelos alunos das escolas públicas daquele município e isso é muito bom.” Mas não pode continuar melhorando porque aí vem uma pra piorar as coisas no futuro consumista dos nossos filhotes e netos: “A Mcdonalds, vendedora de sanduíches distribui panfletos numa clínica de atendimento a crianças de um a doze anos” e aí eu pergunto: dá pra ser feliz assim?

Mais uma pra terminar: “O Ceará é o primeiro estado do nordeste a receber o processo judicial eletrônico da justiça do trabalho, substituindo o papel”.

E eu digo, tomara que com essa, a justiça acelere um pouco seu passo de tartaruga, porque se ela tem por si a despreocupação e a morosidade, o pobre trabalhador que necessita dela tem preocupação e certa pressa de viver.

Agamenon violeiro
Enviado por Agamenon violeiro em 28/07/2012
Reeditado em 02/09/2012
Código do texto: T3801181
Classificação de conteúdo: seguro