O 35ª. DIA COM OS AMIGOS – TERESINA - PARQUE AMBIENTAL E ENCONTRO DAS ÁGUAS, PONTE ESTAIADA - PARTE 42.

.

Meus amigos, os turistas, ficaram impressionados com as ruas bem traçadas de Teresina. Eles não sabiam que ela foi a primeira capital do Brasil especificamente planejada. Contrariamente de muitas outras capitais, Teresina não nasceu espontaneamente, ela foi construída em traçado geométrico, é uma cidade artificial. Suas ruas são paralelas, simetricamente dispostas, todas partindo do Rio Parnaíba, rumo ao Rio Poti. A vista aérea é lindíssima e lembrei aos visitantes que quando eles sobrevoarem a cidade ao deixarem o nosso querido Piauí, procurassem observar do alto as linhas bem traçadas da capital piauiense.

.

Informei aos turistas que Teresina possui algumas indústrias de confecções, montadoras de bicicletas, indústrias de bebidas, de medicamento, de cerâmica, mas o que atrai as pessoas para a capital é a presença da força política que gera empregos, os empregos públicos. A população da “Cidade Verde” é flutuante, constituída por pessoas das cidades interioranas do Piauí e Estados visinhos que se deslocam a procura de serviços de saúde, lazer, estudos, serviços em geral. Teresina é referência em saúde e educação.

.

Pois bem, o passeio no “Parque Ambiental” e o “Encontro das águas”, marcaram o dia de hoje para meus amigos. Para apreciar tais belezas nos dirigimos até o Bairro Poti Velho, próximo a foz do Rio Parnaíba. O Parque oferece um ambiente bastante aconchegante. A recepção agrada aos turistas em virtude da exposição de produtos artesanais com muitas peças de cerâmica, madeira, palha e um suntuoso monumento do Cabeça- de – Cuia que resgata a cultura popular. Oferece também várias opções de diversões para os visitantes: trilhas, pesca, esportes aquáticos, tudo isso fica dentro de uma área de preservação ambiental com muito verde e muita sombra.

.

Eles posaram junto ao monumento do “Cabeça- de- Cuia”, para fotos. E me fizeram relatar a lenda: Crispim era um pescador que morava, com sua mãe idosa e doente, as margens dos Rio Parnaíba, nas proximidades do encontro de suas águas com o Rio Poti. Depois de um dia cansativa de pescaria sem lograr existo, porque nada pescara, voltou triste para casa e com muita fome. Pediu a sua mãe que lhe servisse algo para comer. Uma sopa rala com osso foi a única coisa que ela pode oferecer ao filho. Irritado ele gritou com sua genitora e partiu para cima dela, atingindo-a várias vezes. A mãe agonizando lança – lhe uma maldição: haverá de se transformar em um terrível monstro, que só descansará quando lhe forem sacrificadas sete virgens chamadas Maria. Crispim sai de casa e joga –se nas águas do rio e se transforma no Cabeça- de- Cuia, que aparece do fundo das águas para assustar as lavadeiras, ameaçar os pescadores que pesca além do seu sustento e durante a noite ele, o Cabeça – de – Cuia, se transforma num velho assustador que vaga pelas ruas de Teresina.

.

Apresentei, aos amigos, ainda nesse restante do primeiro dia em Teresina o Complexo Turístico Mirante Ponte Estaiada Mestre Isidoro França. A ponte foi inaugurada em março de 2010, ela possui uma estrutura montada pela Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo – SEMDEC, que tem a missão de promover o desenvolvimento do turismo sustentável gerando oportunidade de empregos e renda no município. O complexo turístico conta com playground, lanchonetes, quiosques e artesanatos. O local recebe inúmeros visitantes entre teresinenses e turistas de lugares diversos que ao subirem no elevador panorâmica da Ponte Estaiada fotografam a cidade por vários ângulos. Meus amigos, não perderam essa oportunidade, e como tiraram fotos. Essa ponte fica sobre o Rio Poti e interliga a Praça do Marquês a Avenida D. Severino melhorando o fluxo dos veículos entre as Zona Leste, Norte de Centro da cidade. O local é bastante arborizada compondo uma visão bela para os olhos e as sombras parece amenizar o calor naquele espaço.

.

Meus amigos, os turistas, estão gostando muito de Teresina, a capital foi além de suas expectativas, reclamam apenas do calor que de dia fica em torno de 30 graus. Amanhã conheceremos outro pedacinho de Teresina. Iremos até ao Shopping da cidade, construído para acabar com o mercado ambulante do centro da cidade e pretendemos ir também até ao Parque Lagoa do Norte.

--------------------------------------------

Parte 42 do Livro “O Quinto” que está em fase de produção e sendo transcrito para o Recanto na proporção que escrevo. Teresina – Shopping da Cidade e Parque Lagoa do Norte será a Parte 43.

Maria Dilma Ponte de Brito e Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 28/07/2012
Reeditado em 28/07/2012
Código do texto: T3800920
Classificação de conteúdo: seguro