A INFÂNCIA QUE PUDE CURTIR

Não sei até que ponto a saudade é saudável ou não. Bem,enquanto não descubro vou curtindo a minha saudade dos anos de minha adolescência. De um modo geral sai muito pouco,ficava restrito ao conjunto de edifícios em que morava,era ao todo dezesseis blocos,todos abertos sem restrição de entrada de quem quer que fosse. Hoje ele é cercado ,quando tenho a oportunidade de passar frente ao conjunto fico atônito com tantos cercamentos e alarmes.

Brincávamos de bola embaixo de um dos blocos,o mais visado era o bloco seis,não sei por que, talvez o síndico não fosse tão rigoroso como nos outros blocos. Mas tiamos o nosso espaço para pratica a grande paixão do brasileiro. Não era tão extenso ,porém era o suficiente para matar nossa fome de bola.

Eu como sempre pegava no gol,pois devido a minha deficiência na perna esquerda devido a paralisia infantil me impedia de reivindicar outras posições.Eu me sentia o máximo.Para os meninos uma dizia quem estava agarrando naquele momento era o grande Félix que defendeu a seleção tricampeã de setenta,em outro momento eu era o Ado,Leão,Manga.Enfim,

eu me sentia os próprios nas minhas defesas.

Nós tiamos um amigo que o apelido dele era Gaguinho,e ele tinha uma brincadeira que eu particularmente ficava corado, mas como sabemos adolescentes tem suas estripulias e nem todos eram como eu,retraído,envergonhado de tudo e de todos.Ela consistia na situação,ele corria e fingia que caía ,assim ao passarem mulheres com seus vestidos e com suas saias ele procurava ver se elas estavam de calcinha ou sem a mesma.

Outras vezes a brincadeira não era tão amigável assim, lembro-me em um dos carnavais em que passei com eles,um deles jogou um copo de urina em mim,fiquei chateado,mas azanga só foi naquele momento,e voltamos a brincar novamente.

Quando não estava com os meninos ,estava em casa assistindo minha televisão preto e branco,das programações que passava os que mais assistia eram o Zorro,amava por demais o Zorro,me empolgava quando ele livrava os índios,os camponeses,as mocinhas da tirania do comandante. Contudo,percebia aos poucos que ele embora não gostasse de injustiças,ele também não fazia nada para mudar a estrutura em que a classe oprimida vivia,pois ele junto com seu pai eram latifundiários.Mas mesmo assim não perdi o encanto pelo Zorro.

Outro que assistia era o Nacional Kid ,uma série japonesa,ficava torcendo para que o professor Nassau virasse Nacional Kid para lutar contra os extraterrestres.

Robô Gigante assistia ,mas sem grande entusiasmo.Outra série que gostava era Daniel Boone .Outra série que me entusiasmava era Os Agentes Fantasmas ,outra série japonesa. Eu ficava fascinado com os pulos deles,pulavam do chão para o topo dos edifícios,e eu nas minha brincadeiras solitárias tentava imitá-los ,mas ficava na vontade e na imaginação.

A noite eu aguardava com muita ansiedade o maravilhoso David Carradine na série Kung Fu ,era uma série em que eu aprendia muitos ensinamentos pelo mentre em seu templo.

Posso não ter tido o melhor aproveitamento da minha adolescência,nem ser invejável para ninguém,porém,foi o que o contexto social em que estava inserido me reservou.

inclemente
Enviado por inclemente em 27/07/2012
Código do texto: T3800105
Classificação de conteúdo: seguro