Variações de idéias musicais
Existe um cantor estrangeiro que canta sem instrumentos para lhe acompanhar, pra ele basta o microfone que o resto ele faz com a voz e as mãos... se chama Bobby Mc Ferrin que diz exercer seu ofício para alegrar as pessoas, e eu gosto disso. Já a Cecília Meireles disse em um poema que canta porque o instante existe e sua vida está completa, não é alegre nem triste, é poeta. Sei que uma coisa é a gente realizar as nossas vontades, desejos e vaidades embora não prevendo nem sabendo que consequências isso pode trazer, e outra é se levar esse bem-estar que a arte nos proporciona aos outros. Se o desejo do artista é realmente este, ele não vai se importar com fama nem em querer ganhar milhões, exigindo enormes quantias como pagamento, pois a princípio o ato de criar e executar já é prazeroso e por tanto, compensador, até mesmo o simples assobiar e o cantarolar já serve de contentamento.
Aqui na minha lojinha das redes, além do atendimento aos clientes eu também me dedico a compor, a escrever textos, a olhar posições no tabuleirinho de xadrez e às vezes até executo escalas no violão para não deixar os dedos enferrujarem. É quase certo que diariamente me aparece o Marquinho, que tem certa dificuldade no falar e por isso foi apelidado com o nome de bebinho. Esse figura está aposentado por ter um problema de saúde, mas já trabalhou em Fortaleza e não quer que as pessoas saibam que ele é aposentado pois quer continuar sempre fazendo alguma coisa e tem medo da crítica dos que duvidam de seu problema de saúde. Gosta de manusear equalização de mesa de som, diz que quer trabalhar em estúdio de gravação, mas só se for com MPB, detesta os estilos de forró, breganejos e similares. Faz também divulgação com cartazes e panfletos de eventos locais, era esse o seu trabalho na capital. Diz que foi dj no “Cais Bar” e que conhece a maioria dos grandes artistas de Fortaleza. É ele quem me traz notícias de feiras de música no estado, festivais e apresentações de especiais em bares e me diz que crê muito na boa música e faz questão de querer divulgar essa idéia por aqui. Já se aliou a donos de bares para promover a vinda de artistas de fora e espera desse modo convencer as pessoas comuns da cidade a gostarem da música mais elitizada. Lamento, mas sou obrigado a dizer que têm sido vãs as suas bem intencionadas tentativas, que pena, é isso. Lá pela capital, ele andou conhecendo algumas celebridades nacionais e locais e igualmente andou trilhando caminhos meio espinhosos, ele mesmo conta que foi influenciado pelos músicos e começou pelo álcool, depois andou cheirando cocaína. Certa vez foi convidado para uma reunião religiosa do "santo daime" e por lá, depois de beber um chá, teve alucinações. Finalmente resolveu voltar pra Russas e ainda esteve vendo coisas, é tanto que me disse certa vez que viu à noite o céu se abrindo e se iluminando, naquela luz lhe apareceram os apóstolos, noutra visão viu a virgem Maria... hoje em dia ele não está mais pra bebedeiras embora às vezes fantasie coisas sobre a política da cidade e torça por uma vaga na próxima administração, isto se o seu candidato for eleito. Portanto como voces podem ver, os tipos que conheço por aqui são às vezes mais exóticos do que se pode imaginar e não é invenção minha não!