AOS AVÓS DO MUNDO

Hoje é o DIA MUNDIAL DOS AVÓS. Para a Igreja Católica é o dia de S. Joaquim e Santa Ana, avós de Nosso Senhor Jesus Cristo. Graças a Este e à Sua incomensurável sapiência e, por isso, no seguimento de que somos o braço da Sua vontade, catapultou-nos para novas descobertas científicas que nos vão prolongando a vida.

Sou católico, como deixo antever. Sou humano!... Gostaria de sê-lo, porém, na verdadeira aceção da palavra. Serei mais, por ventura, um animal rastejante - não a cobra porque não traio - como tantos outros que deambulam por este planeta cheirando o pó da terra sem sentir o seu conteúdo, sem ajudar a crescer a Natureza, sem se dedicar em absoluto aos netos deste mundo. É que netos somos todos nós.

Desde o beijo nas barbas do avô Cândido, de quem fugia, às alegrias da avó Custódia, que me enchia de presentes… recordações.

Não sentis, como eu, algum resquício de remorso, por não lhes terdes dado o carinho e a atenção de que eram merecedores, pelo menos por serem os pais dos nossos pais?

Não me queixo como avô, lamento-me como neto. Como tu, meu amigo, tenho netos que me dão o grande orgulho e “estou de cabeça levantada”, parafraseando os ases da bola, de serem mais dedicados do que eu fui e se calhar do que tu foste também. Dizem que vivemos numa nova época, quiçá mais evoluída… será?

Deixo à tua compreensão, ao teu ego, mas também à tua benevolência, o teu julgamento.

Parabéns avós de todo o mundo. Parabéns a ti, em particular, que és avô a tempo inteiro, parabéns a ti que és neto, porque amanhã serás também o mais elucidado avô.

J D Lima Oliveira
Enviado por J D Lima Oliveira em 26/07/2012
Código do texto: T3798262
Classificação de conteúdo: seguro