Enquanto Dure

Desde a Grécia Antiga, o amor motiva o homem. Isso acontece porque todo ser humano ama, mesmo não sendo correspondido e longe de um final feliz; ainda assim não vivemos sem amor.

Tal sentimento presento em todo ser humano não é, necessariamente, um sentimento de doação e bondade. Não raro vemos nas mídias, vários casos de finais infelizes. Isso porque ele pode apresentar-se de modo egoísta, então, se não correspondido, transforma-se em ódio ou tristeza; no século XXI, depressão. É preciso aprender a lidar com a perda, caso contrário, pode tornar-se esse sentimento um grande tormento com diversas consequências.

Apesar disso não vivemos sem o amor, pois buscamos no outro uma completude, mesmo não percebendo que o que buscamos é o nosso próprio reflexo, como nos mostra Fernando Pessoa em "Eros e Psiquê". Essa busca inconsciente, se não correspondida, gera frustração, é como se uma parte nossa nos repudiasse.

Assim sendo, seja na antiguidade ou na atualidade, as formas de expressão do amor podem ter mudado, mas o sentimento não. O melhor é ouvir Vinícius de Moraes e vivê-lo intensamente enquanto durar.

Barbara Bittencourt
Enviado por Barbara Bittencourt em 25/07/2012
Código do texto: T3797295
Classificação de conteúdo: seguro