Penso, enquanto escuto

Ouço vindo da rua o lá lá iá da expressiva voz de Maria Gadú, entoando melodia doce, quase cantiga de ninar, enquanto devaneio sobre a pergunta feita a mim por telefone pelo rapaz natalense há quase um ano, se eu conhecia o peixe de nuvens, o tal peixe anual... vejo alguns objetos sobre a mesa da loja das redes onde estou, uma bíblia, edição de agosto de mil novecentos e cinqüenta e sete de capa azulada e em baixo relevo um pendão de trigo; um pequeno tabuleiro de xadrez; uma calculadora, alguns papéis em branco e outros com pautas musicais que eu rabisco de vez em quando... no último dia do ano passado, um morador de um assentamento próximo daqui foi premiado com mais de trinta e cinco milhões de reais da mega sena da virada e começou o ano com um novo status. Dinheiro! dinheiro! Fez-me lembrar agora da notícia que li recentemente sobre padre americano, viciado, que andou gastando mais de um milhão e meio de reais da igreja em infelizes apostas de jogo, ah mundo véio!

É, e eu estou aqui, na reserva da Marinha já faz mais de seis anos e pra não ficar em casa à toa, resolvi com a minha mulher montar uma loja de redes na cidade de Russas onde moramos... que pena! a rádio parou de tocar a música de bonito lalaiá... no ano passado também foi exibido pela internet, vídeo de um garoto daqui cantando uma música sobre bichos, a toada começa e termina falando: "e o pintinho piu, e o pintinho piu, e o pintinho piu", a exibição foi vista pela internet por milhões de pessoas e o garoto foi levado para Fortaleza e para São Paulo onde se apresentou em programas de televisão para todo o país, conseguindo fama meteórica mas não sei se muito durável... o som que escuto vindo da rua aqui no comércio é de uma FM a cabo que divulga propagandas de lojas, ás vezes anuncia velórios, apresentações musicais, toca músicas populares e dentre essas algumas até desconcentram-me, pois saio de mim e sigo Mariza Monte, Paula Fernandes e outras de menor graça... que pena! Raramente se ouve por aqui um Djavan, ou alguma coisa bela, grave e antiga, como eram algumas canções dos anos dourados... hoje confesso que sou muito atraído por timbres de fêmeas, mas nem tudo é prazer doutor em matéria de audição, sou praticamente obrigado a ouvir tudo que o alto falante anuncia, e essa rádio do comércio por ser muito popular não toca nada de outras fronteiras como, blues e jazz. Quando estou em casa gosto de ouvir rádios de outros estados e países, onde me delicio até mesmo com as vozes das apresentadoras e locutores, sinto melodiosas algumas delas às vezes mesmo sem nem entender o linguajar. E por falar em língua, dizem que existe ainda mais de três mil delas faladas no mundo, sem contar com a dos anjos bem que eu gostaria de ouvir um pouco de cada uma se fosse possível, creio que isso seria um experimento para conclusões, porque estou certo de que nem tudo é completamente agradável como a gente imagina. Já constatei que infelizmente existe alguns timbres bem nossos que são repugnantes para minha audição, mesmo cantados, porque são fanhosos e gritantes, e isso me faz lembrar de uma terminação de uma gabinete de cantoria onde um dos cantadores diz: Eu acho que é quase louco, grita muito e canta pouco o cantador de vocês!

Agamenon violeiro
Enviado por Agamenon violeiro em 25/07/2012
Reeditado em 02/09/2012
Código do texto: T3796149
Classificação de conteúdo: seguro