Aniversário da Patroa

Acordou sobressaltado com o assovio Dino do despertador. Caminhou sonâmbulo para o banheiro, com a escova na boca e o jornal na mão, procurando alguma notícia de capa que lhe atraísse. Um frio na barriga lhe atacou. A tragédia seria ainda maior que a da seção policial.

Observando a data no periódico, deparou-se com a constatação da proximidade do aniversário da esposa. O problema não era nem o acúmulo de janeiro da parceira mas o total esquecimento do dia exato. Sabia no máximo que era pra época da pelada “Solteiros x Casados”, que o Bar do Pingo promovia anualmente.

Perguntar para a dita cuja seria mais ou menos como atirar álcool no fogão ou elogiar carioca para paulista. Tentou consultar a filha, com rodeios, sem se entregar mas a jovem estava de cara virada por conta do show que não podia ir. O mais novo, fofoqueiro como a mãe, delatá-lo-ia por qualquer pirulito de mercearia.

Chegou a visitar a melhor amiga da mulher, no salão. Paddou pelo constrangimento de marcar festa surpresa na frente da mulherada e ganhou salva de palmas, quase um troféu de marido ideal. Na boca pequena diziam que estava arrependido de alguma traição. Acabou tendo de convidar todo mundo e, obviamente, não teve coragem de perguntar o dia.

Abordou o sogro em um momento de confidência. Não era possível que ele iria negar esta informação, guardando segredo. Companheiros de copo e gole, tantas confissões, bêbadas como a vida. O problema era que o velho também não tinha a mínima ideia e, gargalhando, mandou o sofrido rapaz consultar a sogra. Assim o fez, chegou com a cara mais lambida e pediu a data de nascimento completa que era pra preencher um cadastro de uma assinatura surpresa sabe-se lá de quê. Ironicamente, a senhora lhe perguntou se não sabia fazer conta. Minha filha é dois anos mais nova que você, embora pareça ser dez, disse baixinho. E continuou; já era hora de presentear a coitada. Quero só ver que surpresa é essa!

Já era noite. O pobre relapso aguardava a esposa com o queixo sobre o pulso e uma conta imensa do supermercado para a festança prometida. Um boleto da TV a cabo riscava a areia do chão, com um desânimo anormal. Como que por milagre, um papel da pizzaria abriu vôo por cima do portão. Abriu. Era um convite da pizzaria, convidando o casal para um jantar com 50% de desconto no próximo dia 21. Como título do convite: PROMOÇÃO DE ANIVERSARIANTE!

Giu Santos
Enviado por Giu Santos em 24/07/2012
Código do texto: T3795546
Classificação de conteúdo: seguro