O que escrever hoje?
Olhando as teclas do meu computador passei a refletir como o alfabeto é pequeno. Se comparar a quantidade de letras existente no meu computador com as ideias que sonho em desenvolver, acharia que seria impossível. Olhando o alfabeto de relance, vejo apenas letras isoladas, insignificantes, mas se as combino, descubro um mundo fascinante. Acho que assim funcionam nossas limitações em muitas áreas de nossa vida. Em determinada situações achamos não ser capazes de resolver o problema, por que enxergamos um mínimo de possibilidades. Continuando a reflexão sobre o alfabeto, fico fascinada como tão poucas letras podem formar tantas ideias, tantas palavras diversas e transmitir tantos pensamentos e histórias incríveis, leis, teorias, ideologias. Como 23 letras, apenas ,podem ser combinadas de forma a produzir tantas palavras significativas que enchem o mundo de tudo?
Descobri que o alfabeto é infinito, ou melhor, o alfabeto contém em 23 letras a eternidade, um mundo, um universo dinâmico, estático, cruel, generoso, pai, padrasto, anjo e carrasco... Como não comparar o alfabeto à morte? Os dois contemplam todos: bons, maus, crianças, adultos, idosos, branco, preto, amarelo, índio, fracos, fortes, inteligentes, sábios, cultos, ignorantes, pecador, crentes, ateus... As letras podem se unir de tantas formas diferentes: para oprimir, causar medo, submeter muitos à ignorância. Mas, o mesmo alfabeto pode unir-se para produzir as mais belas mensagens. O alfabeto que cria palavras de paz cria situações de guerra; o mesmo alfabeto que cria democracia,cria a ditadura. Só depende de quem esteja combinando as letras.
Luz Ribeiro, terça-feira, 10 de julho de 2012.