Minha Vó e a Boneca

Maria Virgem é uma cearense que vive em uma casa feita de barro com seus pais e irmãos, ela ajuda a cuidar da casa, fazer comida, pegar água no açude que fica distante para beber e comer, mesmo açude que toma banho e lava roupa. Uma criança feliz, cheia de vida e sabedoria, não tem brinquedos, mas tem sonhos e foi estes sonhos que a fizeram vencer.

Ainda nova se casou com Francisco um rapaz diferente dela, severo e calado, juntos tiveram quatro filhos, Maria estava grávida de oito meses guando Francisco viajou para São Paulo e registrou o bebê como Maria do Carmo, a sorte foi que depois de um mês realmente era uma menina.

A família se mudou para São Paulo em busca de uma vida melhor, onde construíram uma pequena casa e tiveram mais filhos, agora eram oito no total e um ainda bebê.

Foi uma chuva forte que arrostou seus filhos e levou o seu menor para o céu que fez a família se mudar para um terreno, onde Francisco ergueu um salão e três casas com as próprias mãos, seu dom era marcenaria, o de Maria era não ficar parada, forte e sempre com um sorriso no rosto fazia e vendia roupas, colchas e doces.

Os filhos se casaram e logo vieram os netos, era uma reunião familiar em sua casa todo fim de semana, aniversários, Natal e Ano Novo eram sempre comemorados ali. Mas os netos cresceram e a velhice foi chegando, cada um para seu lugar e os avós iam cada vez mais ficando sozinhos.

Foi em um Natal feito em minha tia que descobri que não conhecia minha vó como pensava, brincamos de amigo secreto e meu vô guardou segredo direitinho e surpreendeu minha vó quando lhe entregou o presente, um conjunto de corrente com brincos de ouro, vi minha vó pular de alegria, a alegria era tanta que não conseguia conter, como uma criança ela abraçou meu avô que do seu jeito ríspido tentou se esquivar.

Daquele dia em diante percebi minha vó, muitas coisas aconteceram, lembro de quando ela caiu lavando o banheiro e quebrou o fêmur, meu vô ficou nervoso e passou mal, meses depois ele se foi por causa de um derrame, ela hoje vive sozinha, comemorou o seu aniversario coisa que nunca tinha visto, e sabe qual o presente que ela mais gostou? Foi uma boneca aquela que ela nunca teve.